SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Campanha de vacinação contra poliomielite 2012 é lançada em escola municipal

14 de junho de 2012 • André Cruz

A meta é vacinar 22.755 crianças na cidade

**Com informações da Secretaria de Saúde

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_118_de_184

A secretária de Educação (interina), professora Nély Guidolin Lima, participou do lançamento da Campanha em 12 de junho na Escola Municipal Professor Sabino Stênico, no Jaraguá.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2012. A meta é vacinar 22.755 crianças piracicabanas das 23.953 que compõem o público-alvo da ação.

O secretário Fernando Cárdenas relembrou que todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) precisam tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. “Os pais ou responsáveis devem se conscientizar e levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam a dose da vacina contra a pólio”. De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, Fernanda Menini, serão mais de 300 profissionais de saúde envolvidos no município. “É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas”.

A vacina está disponível durante esta semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Já no sábado, o chamado dia “D”, a Campanha acontecerá das 8h às 17h, em 63 postos (50 fixos e 13 volantes). No domingo, outros dois postos estarão à disposição dos munícipes.

SME_127_de_184

Nas unidades de saúde as crianças poderão receber outras vacinas do calendário, se estiverem com alguma dose em atraso.

Campanha contra Pólio na Zona Rural

No ultimo sábado, 09 de junho, foi realizada a Campanha de vacinação na zona rural do município. Segundo a enfermeira Fernanda, foram 45 postos (cinco unidades de saúde e 40 volantes) e foram vacinadas 501 crianças menores de 5 anos.

* Tire suas dúvidas

1. A vacina tem contraindicações?

Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e Aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.

2. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?

Não. As vacinas contra pólio são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.

3. Como funciona o calendário básico de vacinação fora das campanhas?

Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço e aos 5 anos o segundo reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

SME_25_de_184

Coletiva de imprensa

SME_84_de_184

Os secretários municipais Cárdenas (Saúde) e Nély (Educação)

SME_71_de_184

SME_135_de_184

Cárdenas; Nély; Karine Fiori, diretora da escola; Lisete Braga, supervisora; e Sandra Perina, coordenadora da Educação Infantil

SME_132_de_184

‹ voltar