SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Educação Especial

O Núcleo de Educação Especial foi criado em 2002, em atendimento à Resolução do CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica) nº 2, de 11 de fevereiro de 2001, que institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Seu artigo 3º, em parágrafo único, estabelece que “os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela Educação Especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e ofereçam sustentação ao processo de construção da educação inclusiva”. O atendimento pedagógico não é substitutivo à escolarização realizada em classe comum, mas um mecanismo que viabilizará a melhora da qualidade do processo educacional.

O Núcleo constitui-se como apoio para o processo de construção de uma escola inclusiva, que valoriza experiências, potencialidades e que conviva com a diversidade humana e a solidariedade entre os alunos, caminhando para o sucesso da aprendizagem por meio da cooperação. Atende crianças com deficiências, no ensino regular – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Destaca-se como uma de suas funções a divulgação dos princípios da educação inclusiva, por meio da capacitação de professores e da sensibilização da comunidade escolar sobre os direitos das crianças com necessidades educativas especiais.

Atualmente, a Rede atende 326 crianças e 11 adultos com deficiência.

Um levantamento feito pela Secretaria de Educação mostra que o número de atendimentos do NUMAPE aumentou em mais de cinco vezes desde o ano de 2002. Há 9 anos, 60 alunos eram atendidos e hoje são 298 matriculados em  107 escolas municipais, sendo 138 na Educação Infantil; 160 no Ensino Fundamental I; e 22 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos em nove pólos (referência: outubro/2012). Em 2002, o NUMAPE contava com apenas quatro profissionais na equipe técnica e cinco professores para atender, aproximadamente, 60 alunos na Secretaria Municipal de Educação. Em 2007, ganha sede própria e hoje (outubro/2012) a equipe é formada por 105 profissionais:

_ 7 especialistas (pedagogos, psicólogo e terapeuta ocupacional)

_ 27 professores (Infantil, Fundamental, Rural e EJA);

_ 2 professores bilíngues (Português/Libras);

_ 55 professores auxiliares do professor da sala regular;

_ 4 intérpretes Português/Libras;

_ Diretora;

_ 2 auxiliares administrativos;

_ 3 auxiliares de transporte escolar;

_ 3 motoristas;

_ Ajudante de serviços gerais.

Salas de Recursos Multifuncionais

São ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento do aluno com deficiência e que necessita desse serviço. O atendimento educacional especializado é complementar ao ensino da sala regular e atende alunos do Jardim II (Educação Infantil) ao 5º ano do Ensino Fundamental, bem como jovens e adultos da EJA.

Os locais recebem estudantes com diferentes deficiências e síndromes. Para os professores da sala regular dos alunos com deficiência é oferecida capacitação, uma vez ao mês, na sede do NUMAPE e outra na escola municipal, onde o aluno está matriculado durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). O Núcleo capacita mensalmente os professores da rede municipal de ensino regular e ofereceu, em 2011, a capacitação em Braille para os profissionais do próprio Núcleo.

Os pais dos alunos com deficiência visual iniciaram, em setembro desse ano, capacitação em Braille na sede do Núcleo. Mensalmente, é oferecido aos pais dos alunos atendidos pelo NUMAPE um encontro com a equipe de técnicos e professores na sala de recursos multifuncionais onde o filho frequenta.

Unidades que possuem salas de recursos multifuncionais em funcionamento

– Escola Municipal “Profª Ilda Jenny Stolf Nogueira”

– Escola Municipal “Profº Mário Chorilli”

– Escola Municipal “Profº Benedito de Andrade”

– Escola Municipal “Profº José Pousa de Toledo”

– Escola Municipal “Profº Taufic Dumit”

– Escola Municipal “Geraldo Bernardino”

– Escola Municipal “João Otávio de Melo Ferraciú”

– Escola Municipal “Wilson Guidotti”

– Escola Municipal “José Antonio de Souza”

– Escola Municipal “Profº João Batista Nogueira”

– Escola Municipal “Rachel de Queiroz”

– Escola Municipal “Profº Francisco de Almeida Kronka”

– Escola Municipal “Marisa Elvira Ell Faganello”

– Escola Municipal “Hide Maluf Júnior”

– Escola Municipal “Doutor Nélio Ferraz de Arruda”

– Escola Municipal “Lasaro Detoni”

– Escola Municipal “São Vicente de Paulo”

– Escola Municipal “Nosso Lar”

– Escola Municipal “Profª. Elisabeth Consolmagno Cruz”

– Sede do NUMAPE

Modalidades de atendimento

– Ensino itinerante na Educação Infantil e no atendimento Rural: os professores especializados vão às escolas para atender o aluno e orientar o professor da sala regular, professores auxiliares e demais profissionais;

– Sala de recursos multifuncionais: são 19 salas com 21 classes dentro das escolas municipais e na sede do Núcleo, que atendem alunos do Jardim II e do Ensino Fundamental, no período oposto ao da sala regular, totalizando 4 horas semanais com até quatro alunos por atendimento;

– Escola Referência para surdos: o município atende os alunos surdos em duas escolas que são referência: EMEI Larissa Rossetti Travagline (Jardim São Miguel) e EMEF Profª. Ilda Jenny Stolf Nogueira (Glebas Califórnia). Essas escolas contam com o professor bilíngue: Libras/Português e o intérprete da língua de sinais – Libras e um instrutor de Libras surdo.

NÚCLEO MUNICIPAL DE APOIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Diretora: Vanessa Souto

Estrada dos Marins, 100 – Glebas Califórnia

Telefones: (19) 3435-7542  e 3433-8442

E-mail: sme.especial@piracicaba.sp.gov.br




‹ voltar