Trailer odontológico Sorriso Cidadão é apresentado à imprensa

15 de março de 2016 • André Cruz

Iniciativa é do Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com a Hyundai e com apoio do Governo Municipal, secretarias da Educação e da Saúde

Na manhã desta segunda-feira (14), na fábrica da Hyundai de Piracicaba, foi apresentado à imprensa o projeto de saúde bucal Sorriso Cidadão, uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba em parceria com a Hyundai Motors Brasil e suas fornecedoras, com apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde agosto de 2014 já foram atendidas 61 escolas e 7 instituições, totalizando 16.077 atendimentos.

O prefeito Gabriel Ferrato ressalta que é um projeto voltado ao social, que visa atender as crianças carentes e a periferia da cidade. “O Sorriso Cidadão veio corrigir e preencher uma lacuna no âmbito das crianças, por isso nós nos envolvemos e temos que agradecer muito aos nossos parceiros por esse trabalho”, disse Ferrato.

O projeto começou há 1 ano e 8 meses, com o objetivo de prevenir e tratar doenças bucais, melhorando a qualidade de vida de todos na comunidade. “Queremos preencher a necessidade das crianças dos bairros onde estão instaladas as escolas, para que todos tenham uma assistência médica odontológica”, disse a secretária de Educação, Angela Jorge Correa.

O trailer odontológico conta com profissionais capacitados e possui a mesma estrutura de um consultório fixo, sendo totalmente equipado com produtos especializados. Para que o atendimento na escola seja feito, é preciso que a Secretaria Municipal de Educação indique a escola, apresente o projeto e tenha a autorização da diretora. Logo após, é verificado se o local é adequado e seguro para a instalação do trailer. Os pais dos alunos recebem um material explicativo, juntamente com uma autorização para os procedimentos, desde restaurações, cirurgias, tratamento de canal, limpeza, aplicação de flúor, entre outros.

Foto: Fernanda Schmidt

SME_7002

Quando há problemas mais graves, como radiografia, próteses ou implantes, o Sindicato também se responsabiliza pelo tratamento, custeando todo procedimento. Hugo Liva, tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, disse que o projeto “é um sonho realizado”.

Ao serem atendidas, as crianças recebem um certificado. “Elas se sentem orgulhosas por serem tratadas no trailer, isso faz toda a diferença para elas”, disse José Luiz Ribeiro, secretário da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).