SME: Trabalhadores da Construção Civil tem garantia de estudo

24 de julho de 2014 • André Cruz

A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, o Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba) e as Associações das Construtoras, Marmorarias, Olarias e Pinturas assinaram na manhã do dia 23 de julho o termo de compromisso que garante que todas as empresas ligadas à construção civil matriculem seus funcionários em cursos de alfabetização.

Nesta nova etapa, a medida beneficiará ao menos 100 profissionais que atuam na área. Os trabalhadores serão alfabetizados por meio do Projeto Construção do Saber, com metodologia e professores do Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria de Educação, que existe há 17 anos e já formou mais de formou mais de 5 mil pessoas.

As instituições estiveram representadas pela Secretária Angela Jorge Corrêa, Milton Costa (presidente do Sindicato), Ricardo Kraide (associação das construtoras), Nelson tolloto (marmorarias), Oswaldo Schiavolin (olarias) e Marcelo Marques (pinturas e gessos).

Foto: Marquinhos Ferreira

contrato13

As aulas terão duração de três horas e serão oferecidas cinco vezes na semana, na sede do sindicato. As empresas compromissadas com o termo irão liberar seus funcionários uma hora mais cedo.

A Secretária Angela acredita que a educação está diretamente ligada à produção, já que um funcionário bem qualificado tende a produzir mais e melhor, garantindo a qualidade do produto final. “É maravilhoso para uma cidade ter mão-de-obra qualificada. Temos aqui os trabalhadores, a classe empresarial e o poder público unidos pelo resgate dos trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudo. É realmente uma ação da maior importância”, disse.

O presidente do Sinticompi Milton Costa, explicou que o projeto já vinha sendo realizado, com sucesso, desde março do ano passado para trabalhadores de empresas ligadas à associação das construtoras. “Agora tivemos a oportunidade de ampliar esse programa nessa grande parceria, beneficiando um número maior de profissionais

contrato

contrato1