SME recebeu a exposição “Conhecendo Almeida Junior”

26 de agosto de 2014 • André Cruz

O Setor de Documentação e Registro realizou, entre os dias 4 e 18 de agosto, a Exposição “Conhecendo Almeida Junior”, no Hall do Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.  A Mostra é uma parceria da Câmara de Vereadores de Piracicaba e tem o objetivo de levar a exposição para todas as escolas da rede municipal e estadual de Piracicaba.

O historiador da Câmara de Vereadores Fábio Bragança, curador da exposição, explica que foram selecionadas 20 obras, a maior parte delas retratando paisagens do campo e da área urbana. A exposição também explora o lado caipira nas produções do artista, segundo Bragança. “Nós esperamos que as escolas abram as portas para a exposição e que essa iniciativa seja a primeira de muitas outras que estamos planejando”.

Cada obra acompanha a descrição técnica e um pequeno texto explicativo sobre a composição da obra e os elementos de destaque, o que auxilia na compreensão das obras.

ESTRUTURA – Todas as escolas que se interessarem poderão receber a Exposição. Não terá nenhum custo para as unidades escolares. A Câmara de Vereadores de Piracicaba, através do historiador Fábio Bragança, ficará responsável pela gestão da agenda de exposições, pelo transporte, montagem e desmontagem da mostra.

ALMEIDA JÚNIOR- Fábio Bragança definiu Almeida Júnior como o “maior artista paulista do seu tempo. Grande parte das obras enfoca a simplicidade da vida caipira”, explicou. Foi um pintor e desenhista do século XIX. Nasceu em 08 de maio de 1950 e assassinado, aos 49 anos, na área central de Piracicaba, em13 de novembro de 1899, motivado pela descoberta do romance secreto com a esposa de seu primo.

Das obras realizadas destacam-se “Caipira Picando Fumo”, “A Partida da Monção”, “Caipiras Negaceando”, “O Descanso do Modelo”, entre outras.

SERVIÇO – Para agendar a exposição, a unidade escolar deverá entrar em contato com o historiador da Câmara, Fábio Bragança, através do e-mail: fabiobraganca@yahoo.com.br. Para atender toda a rede municipal e estadual, a Exposição terá agenda para 2014 e para 2015.

quadro

Garoto com Banana (1897) | Óleo sobre tela, 59 x 44 cm | Coleção Particular

quadro1

Derrubador Brasileiro (1879) | Óleo sobre tela, 227 x 182 cm | Museu Nacional de Belas Artes | IPHAN | MinC | RJ