.: SME recebe Moção de Aplausos pelos 25 anos de municipalização do Ensino Fundamental

16 de fevereiro de 2024 • Ygor Oliveira

O secretário de Educação, servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Educação receberam uma moção de aplausos na Câmara Municipal na tarde de ontem, 15/02. A homenagem foi concedida em reconhecimento aos 25 anos de municipalização do Ensino Fundamental. Na ocasião, a professora Luciana Chitollina recebeu um Voto de Congratulações pelos seus 24 anos de atuação na rede municipal.

As coordenadoras de Educação Básica da SME, Viviane Gimenes Cavalcante e Ana Lúcia Lorencetti Marra, com o vereador Pedro Kawai e o secretário de Educação, Bruno Roza, durante homenagem

O secretário da Pasta, Bruno Cesar Roza, esteve presente na solenidade de entrega da moção, acompanhado pelas coordenadoras de Educação Básica da SME, Ana Lúcia Lorencetti Marra e Viviane Gimenes Cavalcante. A comenda, de autoria do vereador Pedro Kawai, foi aprovada durante a 63ª Reunião Ordinária e destaca as transformações na educação de Piracicaba na segunda metade da década de 1990, com a municipalização do ensino fundamental. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), criado por lei federal em 1996, possibilitou a gestão municipal das classes de 1ª a 4ª séries, antes sob responsabilidade estadual

Bruno Roza, secretário municipal de Educação, expressou sua gratidão pela homenagem da Câmara, estendendo o reconhecimento a todas as pessoas que colaboraram ao longo desses 25 anos. Ele enfatizou a natureza contínua do trabalho na Educação, destacando a contribuição de cada indivíduo que deixou sua marca. “Hoje temos uma rede de qualidade, que é referência, e isso porque muita gente boa contribuiu e vai continuar contribuindo. Piracicaba possui uma educação de excelência que é resultado do esforço de muitos”, destacou.

Pedro Kawai, autor da homenagem, ressaltou que a municipalização trouxe a “essência do povo piracicabano para a educação”, transformando a cidade em uma referência educacional. Ele enfatizou a importância do reconhecimento da data, valorizando o esforço conjunto que contribuiu para o sucesso da educação em Piracicaba.

A municipalização do Ensino Fundamental teve início pelas escolas rurais João Perin, no bairro Nova Suíça, e Nathálio Zanotta Sabino, em Ibitiruna.

O secretário de Educação, Bruno Roza, servidores e colaboradores da SME receberam uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores

VOTO DE CONGRATULAÇÕES – Na ocasião, a professora Luciana Cristina da Silva Chittolina, atual supervisora escolar da SME, foi homenageada com um Voto de Congratulações proposto por Pedro Kawai no requerimento 936/2023.

Com uma trajetória de 25 anos na rede de ensino público de Piracicaba, Luciana expressou seu orgulho em fazer parte da história da rede e reconheceu o poder transformador da educação em suas próprias experiências e na vida de outros. Luciana possui formação no magistério, graduação em Pedagogia, e especializações em Psicopedagogia, deficiência intelectual e autismo.

O secretário Bruno Roza junto com a professora Luciana Chittolina, que foi homenageada com um Voto de Congratulações proposto pelo vereador Pedro Kawai