SME participa do XIV Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação

16 de julho de 2014 • André Cruz

Evento orientou servidores às práticas corretas na política municipal de arquivo e de acesso à informação

A Secretaria Municipal de Educação participou em maio, do “XIV Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação”, na cidade de Franca. O evento contou com a participação de mais de 160 pessoas de vários municípios, entre eles Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araras, Limeira, além de representantes do Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos do Governo.

Os Encontros Paulistas orientam e estimulam servidores às práticas corretas na política municipal de arquivo e de acesso à informação. E a participação dos servidores da Secretaria de Educação no evento está vinculada ao trabalho de organização do arquivo da Pasta.

Nesses eventos, os participantes puderam obter informações, por meio de palestras, sobre a necessidade da implantação de uma política de arquivos com procedimentos bem definidos, a instalação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e a preservação de documentos eletrônicos e em suporte de papel.

doc_e_reg._1

Társio Graciano, Cristina Sassiloto e Fábio Bragança

Segundo a coordenadora do setor de Documentação e Registo da SME, Cristina Sassiloto Lopes Ferraz, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba possui um grande acervo de documentos, acumulado ao longo dos anos no exercício de suas atividades, e o trabalho de organização do arquivo é uma atividade necessária, “pois a preservação e proteção desse patrimônio documental estão previstos na Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica do Município, bem como legislações e resoluções específicas sobre o tema”, explica.

O Arquivo Público do Estado exerce o papel importante como parceiros dos municípios na formulação de políticas públicas de gestão documental para Administração Pública Paulista. Os encontros são coordenados pelo Centro de Assistência aos Municípios do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (CAM/DGSAESP).

doc._e_reg._2