.: SME lança campanha contra assédio moral no ambiente de trabalho

4 de março de 2024 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação lança a partir de hoje, 04/03, uma campanha institucional contra o assédio moral no ambiente de trabalho. Voltada para o público interno da SME, a iniciativa é realizada em parceria com a Corregedoria Geral do Município.

A campanha envolve ações de conscientização com a divulgação de informações e conceitos relacionados ao assédio, bem como sobre o canal de denúncia disponível para os servidores públicos municipais da Educação.

O material da campanha contempla uma série de quatro vídeos gravados com a corregedora do município, a advogada Renata Bueno, que já estão disponíveis no Youtube e serão divulgados na página do Instagram da SME (@smepiracicaba).

Além dos vídeos, todos os prédios que pertencem à Secretaria de Educação receberam cartazes que foram fixados no mural de recados de cada unidade. Nos cartazes, existe um QR Code que, quando acessado pela câmera do smartphone, direciona para o formulário de denúncias. O acesso ao formulário é restrito aos servidores da educação, que precisam estar logados com o e-mail institucional para proceder com a denúncia.

Também ficará disponível uma cartilha elaborada pelo Ministério Público do Trabalho com perguntas e respostas sobre o assunto. Os materiais da campanha estão disponíveis no site da SME, pelo link: educacao.piracicaba.sp.gov.br/campanha-chega-de-assedio/

A corregedora Renata Bueno explica no primeiro vídeo da série que assédio moral é o processo contínuo, habitual e reiterado de condutas abusivas que, atente contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador. “No serviço público, é ultrapassar limites de funções de maneira repetitiva em tempo prolongado, com o objetivo de afetar a autoestima, a autodeterminação, a evolução na carreira ou a estabilidade emocional de outro agente público da mesma instituição.”

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que é imprescindível agir diante dos impactos prejudiciais do assédio, que vão desde a diminuição da produtividade até os danos irreversíveis na saúde mental dos colaboradores. “Devemos unir esforços para prevenir e combater essas condutas intoleráveis, promovendo um ambiente de trabalho que respeite a dignidade de cada indivíduo.”