.: SME investe em metodologia para reduzir desigualdades educacionais

28 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

Trabalhar na redução das desigualdades educacionais e disparidades sociais é um dos maiores desafios enfrentados pela educação atualmente. Consciente dessa necessidade, a Secretaria Municipal da Educação firmou parceria com o programa MenteInovadora, desenvolvido pela empresa Mind Lab, que visa atenuar as disparidades educacionais por meio de um processo de recomposição de aprendizagens, que sofreu defasagens especialmente por causa da pandemia.

Em Piracicaba, a partir do próximo ano, 21.719 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que estudam em 124 escolas da Rede Municipal de Educação, serão impactados pelo programa. O contrato terá vigência de 24 meses e os investimentos (R$15.796.757,00 em 2024 e R$ 7.505.325,00 em 2025) serão diluídos ao longo desse período.

Para ministrar as aulas do programa, os professores da rede municipal irão passar por um processo de formação, treinamento e certificação

A aquisição atende aos pressupostos da contratação direta com fundamento no artigo 74, I, da Lei 14.133/21, que trata de um modelo de contratação por inexigibilidade de licitação – uma prerrogativa que foi verificada pelos órgãos competentes da Prefeitura, considerando que a metodologia é exclusiva.
O processo vem sendo elaborado por técnicos da Prefeitura por aproximadamente um ano e meio, com prova de conceito realizada com professores, análise de pareceres e diagnóstico da rede, além de mecanismos de compliance estabelecidos pela empresa.

A iniciativa que será empregada na rede municipal é uma metodologia baseada em três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador, explorando os recursos da metodologia com ações intencionais. Os conteúdos estão alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Em 2024, 21.719 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I de Piracicaba serão impactados pelo programa

O secretário da Educação, Bruno Roza, ressaltou que se trata de uma metodologia complementar que trabalha em sintonia com o sistema de ensino e é uma resposta direta aos desafios que a comunidade educacional enfrenta. “Quero reforçar que o MenteInovadora não busca substituir, mas sim complementar nosso sistema de ensino, atuando em sinergia com nossas escolas e professores. Acreditamos que essa abordagem inovadora contribuirá significativamente para a recomposição das aprendizagens e para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo”, falou.

Para ministrar as aulas do Programa MenteInovadora, os professores da rede municipal passarão por processo de formação, treinamento e certificação para aplicação do conteúdo em sala de aula.

MIND LAB – Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano, as metodologias e aplicações ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano.

A Mind Lab atuou em mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições públicas e privadas, em 140 municípios. Até o momento, a proposta já auxiliou mais de 7,3 milhões de pessoas e ajudou a capacitar 220 mil professores.

Com resultados comprovados em mais de 20 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, possui parceria com mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e formou mais de 5.000 professores nas escolas parceiras, em cinco regiões brasileiras.

As soluções ofertadas pela Mind Lab são respaldadas por investidores como Monashees, Accel, Meritech, Península e Stanford University. Além disso, a abordagem da metodologia confere à empresa diversos atestes de singularidade. Em 2023, a CIO Review Magazine, publicação referência nas Américas no setor de tecnologia, posicionou a companhia como um dos ’10 Provedores de Soluções de Tecnologia Educacional Mais Promissores na América Latina 2023′. Em 2020, a empresa foi reconhecida pela HolonIQ, plataforma norte-americana de inteligência global para educação, como uma das 100 startups em educação mais inovadoras da América.