.: SME fortalece ações de educação étnico-racial por meio do projeto Rotas Afro

26 de setembro de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, em apoio às ações formativas em Educação das Relações Étnico-raciais, por meio da equipe de formação da área, estabeleceu parceria com o projeto Rotas Afro e, entre os meses de setembro e outubro, oportuniza vivências às equipes pedagógicas da Rede Municipal de Educação.

Serão sete edições exclusivas do Rotas Afro – Piracicaba para diretores, coordenadores, supervisores e formadores da Educação Municipal, percorrendo territórios representativos da comunidade negra do município, com referência às histórias de personalidades negras fundamentais para a produção cultural e intelectual da cidade. Este é um dos objetivos da SME, destacando o compromisso com as Leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que referendam o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira como integrantes dos conteúdos escolares da Educação Básica.

A ação tem como base legislações federais e o objetivo da SME de garantir a história e cultura africana e afro-brasileira como integrantes dos conteúdos escolares da Educação Básica

Marilda Soares, assessora especial de projetos e responsável pela formação continuada na área de Educação Étnico-racial da Secretaria Municipal da Educação, ressaltou a importância de momentos formativos diferenciados: “Trata-se de uma oportunidade privilegiada para refletir sobre a história da presença afrodescendente em Piracicaba, sobretudo a partir de um outro olhar, revisitando os espaços urbanos da nossa cidade, com seus marcos, monumentos e edificações, de modo a reconstruir o saber histórico e valorizar a educação patrimonial e a diversidade étnico-racial”, afirmou.

Neste roteiro, os locais visitados são Largo da Santa Cruz, Sociedade Beneficente 13 de Maio, Praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Praça Tibiriçá e Engenho Central. “Além desses, há outros de grande significado para a história e cultura piracicabana e que podem ser contemplados em outro momento, como a Ponte Irmãos Rebouças e Parque Histórico Quilombo Corumbataí”, relatou Marilda.

Dentre os locais visitados estão Largo da Santa Cruz, Sociedade Beneficente 13 de Maio, Praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Praça Tibiriçá e Engenho Central

A supervisora de ensino Diva Freitas participou da primeira edição do Rotas Afro com a equipe pedagógica da SME e destacou a importância da Educação Étnico-racial como tema transversal essencial à formação docente e das crianças e adultos. Segundo ela, a experiência foi marcante para todos os participantes: “Um grupo de pessoas motivadas, mesmo sob um sol ardente, mas com muitas emoções a cada parada nos marcos históricos da cidade, foi uma experiência espetacular. Todos os professores deveriam viver a Rota Afro, pois nossos conhecimentos se ampliam”, contou Diva.

Julia Madeira, fundadora e coordenadora do Rotas Afro, considera que a parceria entre SME e o projeto contribui para a formação do corpo pedagógico da Rede Municipal e acrescenta: “Estamos felizes em poder contribuir com a construção de imaginários positivos baseados no pertencimento, admiração e reconhecimento acerca das culturas negras do nosso Município”.

Serão sete edições exclusivas para diretores, coordenadores, supervisores e formadores da Educação Municipal

Julia acrescenta que o Rotas Afro é uma iniciativa de afro-turismo que conta as histórias negras de quatro cidades do interior paulista: Piracicaba, Campinas, Vinhedo e Rio Claro. “Em Piracicaba, o roteiro baseia-se nas pesquisas de pesquisadores como Noedi Monteiro, Antonio Filogênio de Paula Junior, Willian Lucindo, Douglas Pinheiro e importantes relatos e memórias de mestres e mestras da cultura popular e negra piracicabana. Além dessas fontes, o projeto conta também com os acervos do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal”.