.: SME cria Núcleo de Apoio Psicossocial para acompanhar alunos e equipes

1 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, a partir do mês de junho, passa a contar com uma nova estrutura de atendimento e apoio às unidades escolares, equipes, alunos e famílias. Com a chegada de servidores de psicologia e serviço social, a pasta cria o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS). A contratação dos profissionais foi anunciada no início de abril.

Neste momento a equipe é composta por duas assistentes sociais e uma psicóloga, que tem o intuito de criar uma rede protetiva, detalhando o fluxo de atendimento por meio de uma instrução normativa que vem sendo desenvolvida pelo NAPS. A previsão é que, até o final deste ano, a equipe seja composta por seis profissionais.

O Núcleo de Apoio Psicossocial tem o intuito de criar uma rede protetiva, detalhando o fluxo de atendimento a apoio à Educação Municipal.

Esse é um movimento inédito na Educação de Piracicaba, como destaca o secretário da pasta, Bruno Roza. “Essa nova equipe chega em nossa Rede para preencher uma grande demanda que temos para a promoção de amparo psicossocial para crianças, equipes e famílias. É uma preocupação e um acompanhamento necessário que atuará positivamente, aliado aos trabalhos já desenvolvidos por setores e equipes da SME”, pontua.

As ações serão desenvolvidas pelas servidoras Flávia Teles Bortoletto, Débora Cristina Chiea de Angelis – assistentes sociais, e Caroline Mesquita França – psicóloga. Pelo time, Caroline detalha que o trabalho do NAPS vem para oferecer suporte ao setor pedagógico da SME. “A equipe do NAPS entra para contribuir e para dar um suporte para a equipe pedagógica como um todo, tendo um olhar voltado para os fenômenos psicossociais que englobam o contexto da criança. Esses fenômenos influenciam sim na aprendizagem e o nosso trabalho vem para identificar quais são essas dificuldades envolvendo o contexto da criança, buscando maneiras para contribuir neste processo de ensino e aprendizagem”, pontua.

“Agora as profissionais farão um amplo trabalho de campo, visitarão todas as nossas escolas e desenharão um panorama geral da nossa Rede. Essa é apenas a primeira etapa de um grande trabalho que virá no atendimento psicossocial na Rede”, finaliza Roza.