SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

SME aplicou Provinha Brasil aos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental

9 de dezembro de 2015 • André Cruz

A Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil foi aplicada pela Secretaria Municipal de Educação a todos os alunos matriculados no 2º ano das 46 escolas de Ensino Fundamental da rede Municipal de Educação de Piracicaba, entre os dias 18 a 27 de novembro de 2015.

Esta é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

 

fabio

E.M. Professor Fábio de Souza Maria obteve nivel 5 em Literatura e Matemática

A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.

Fotos: SME

As Escolas Municipais Professor Fábio de Souza Maria e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza ficaram no nível 5 em Leitura e Matemática. O nível 5 corresponde ao nível máximo.

fabio

Professor Fábio de Souza Maria

fabio2

Professor Fábio de Souza Maria

joa

Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

 

 

 

‹ voltar