.: SME aplica prova da Poliedro para diagnóstico de aprendizagem no Ensino Fundamental

16 de agosto de 2023 • Ygor Oliveira

As 47 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação realizaram entre os dias 07 e 11/08, a prova Edros, desenvolvida pelo Sistema Poliedro, o novo sistema de ensino da Educação de Piracicaba. A avaliação trará uma ampla análise do aprendizado das turmas de 1° ao 5º ano sobre os componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

Para a Rede Municipal de Educação de Piracicaba, a prova é importante para levantar evidências sobre o desenvolvimento da competência leitora e do raciocínio abstrato dos alunos matriculados no Fundamental.

Com o resultado da prova Edros, a SME e as escolas organizarão seu trabalho neste 2º semestre letivo de 2023 com o objetivo de assegurar que os alunos alcancem êxito em cada fase escolar se apropriando dos saberes estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a série em que se encontram. A avaliação também será importante para ser um panorama para a realização do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2023, que acontece entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país.

Para a Rede Municipal de Educação de Piracicaba, a aplicação da prova também é importante para levantar evidências sobre o desenvolvimento da competência leitora e do raciocínio lógico matemático dos alunos matriculados no Fundamental. Nesta 1ª edição da prova, os 2ºs anos, além das provas de conhecimentos dos componentes de língua portuguesa e matemática, realizaram uma produção textual, a fim de analisar o processo de escrita das crianças.

A avaliação, aplicada em todas as turmas de 1° ao 5º ano, foram direcionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática

Nesta semana, entre os dias 14 a 17/08, as unidades subirão as informações dos cartões de resposta no portal do Poliedro, e, a partir dos resultados, as escolas trabalharão ponto a ponto com os alunos.

Com o Sistema Poliedro, a atividade é gerida no âmbito da Secretaria Municipal de Educação pela Coordenação da Educação Básica. Para a coordenadora Viviane Cavalcante, temos que estar atentos à realidade das salas de aula. “A prova é importante para a criação de um diagnóstico preciso do que precisamos avançar e trabalhar neste 2º semestre”, disse. “Estamos buscando nossa melhor versão como Rede, como profissionais da Educação para atendermos, da melhor forma, às nossas crianças”, completou Ana Marra, também coordenadora da Educação Básica.