.: SME adquire novos livros para as 124 unidades escolares municipais

28 de outubro de 2022 • Ygor Oliveira

Visando promover a atualização e a oferta de novos títulos aos estudantes e professores das escolas da Rede Municipal de Educação, a Secretaria de Educação de Piracicaba viabilizou grande aquisição de livros que contemplarão todas as 124 unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Diretamente aos alunos, a pasta realizou a aquisição de 233 baús da Turma da Mônica, o qual é composto, além de livros com histórias protagonizadas pelos personagens de Maurício de Souza, como fábulas, contos e clássicos da literatura infantil, por 4 fantoches da Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão; uma caixa de som e diversos jogos pedagógicos.

Na aquisição dos baús, a SME investiu R$1.432.950 contemplando todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. Serão distribuídos kits específicos para serem trabalhados com crianças de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos da Educação Infantil, bem como aos alunos de 6 a 9 anos do Ensino Fundamental.

Com o investimento de R$ 108.079,00 foram comprados outros 2.200 livros divididos em 44 títulos destinados aos professores de Ensino Fundamental.

“A aquisição da coleção tem por objetivo o aprimoramento da competência leitora por meio do acervo com diversos itens, entre jogos, livros de histórias, caixinha de som e teatro de fantoches, uma vez que o baú se transforma em um miniespaço cênico para tais apresentações”, falou a formadora de Língua Portuguesa Raquel Bettio. “São 233 baús, que serão distribuídos para todas as 124 escolas”, completou a também formadora de Língua Portuguesa Henriqueta Lucas.

O projeto dos baús ainda contará com a capacitação de professores com estratégias de aprendizagem diferenciadas e inovadoras, com apoio pedagógico voltado à utilização do material junto aos alunos.

Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, essa era uma demanda de toda a Rede durante as escutas com os servidores, bem como nas visitas às unidades escolares. “Essa aquisição nada mais é do que o reflexo das demandas encaminhadas até nós pelos nossos servidores, os quais relatavam a necessidade de novos títulos”, explicou.

Na aquisição dos baús a SME investiu R$1.432.950,00, contemplando todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

TÍTULOS AOS EDUCADORES – A SME também adquiriu títulos destinados aos professores do Ensino Fundamental. Com o investimento de R$ 108.079 foram comprados outros 2.200 livros divididos em 44 títulos.

Cada uma das 47 escolas de ensino fundamental receberá um kit composto por uma unidade de cada um dos títulos adquiridos pela pasta, além de contemplar a equipe de formação da SME, bem como um cadastro reserva para distribuição futura.

A seleção dos títulos ficou a cargo da equipe de supervisão das unidades do Fundamental e da formação continuada da SME. Conforme a supervisora Milena Lima, os livros foram escolhidos de acordo com o novo momento que encontramos na educação do período pós-pandemia. “O investimento com os livros para os professores auxiliará na reflexão sobre a prática cotidiana, importantíssimo para o contexto atual da educação. As temáticas presentes nos títulos trazem essa problematização, com experiências e situações cotidianas”, falou.

Integram essa seleção de livros exemplares como Habilidades socioemocionais da escola – Guia prático da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, da autora Roseli Bonfante; Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática, dos autores Lilian Bacich e José Moran; A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo, dos autores Fausto Camargo e Thuinie Daros; Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa, do autor Jonathan Bergmann; Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, doa autores Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando Mello Trevisani; Educação não violenta da autora Elisama Santos; e Steam em Sala de Aula: A Aprendizagem Baseada em Projetos Integrando Conhecimentos na Educação Básica, dos autores Lilian Bacich e Leandro Holanda; dentre outros títulos.

“É importante destacar que o trabalho desenvolvido em sala de aula se apoia no suporte teórico e contribui com o seu processo individual e coletivo de formação continuada”, disse a supervisora.

Ambos os materiais já estão em distribuição pelas unidades da Rede Municipal de Educação.