.: SME abre novo processo seletivo para professores temporários

22 de março de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará novo processo seletivo para convocação de 160 professores temporários para atuarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O edital foi publicado na edição de hoje, quarta-feira, dia 22/03, do Diário Oficial do Município.

De acordo com informações contidas no edital, as inscrições serão abertas no dia 05/04 e as provas realizadas no dia 18/06, sendo de responsabilidade da Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Vunesp). A previsão da publicação dos resultados das provas é para o dia 19/07.

O processo seletivo garantirá a convocação de 160 professores temporários para atuarem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Rede Municipal.

Em 2022 a SME realizou processo semelhante, e com autorização do prefeito Luciano Almeida foram convocados todos os participantes aptos a assumirem as vagas, sendo 195 na Educação Infantil e 186 no Ensino Fundamental, resultando em 381 novos servidores atuando na Rede.

Apesar de os professores contratados terem contrato com duração de dois anos, muitos deles já deixaram a rede por terem sido aprovados em outros concursos ou por terem sido exonerados da função. Em janeiro de 2023 apenas 38 professores que atuam no fundamental e 156 do infantil renovaram contratos com a Prefeitura, o que gerou a necessidade da abertura de um novo processo seletivo para suprir a demanda da pasta.

“Os professores temporários são essenciais para as rotinas das nossas unidades. Assumem o papel dos professores efetivos sempre que necessário, por conta de licença saúde, maternidade, férias-prêmio, afastamento sem remuneração e auxílio a alunos com deficiência. Integram, portanto, a nossa Rede de fato. Convido a todos aqueles que queiram trabalhar conosco, que participem do processo seletivo e nos auxiliem na construção de uma educação de qualidade aos piracicabanos”, destaca o secretário de Educação, Bruno Roza.