Setor de Saúde do Escolar promove formação de diabetes para educadores da Rede

14 de março de 2017 • André Cruz

Cerca de 40 profissionais receberam orientações na terça-feira, 14

Pensando na melhoria de vida das crianças portadoras de diabetes da Rede municipal de ensino de Piracicaba, o setor de Saúde do Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na terça-feira, 14, formação de diabetes. O encontro, que reuniu cerca de 40 profissionais de escolas que possuem crianças diabéticas, teve como objetivo orientar e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Segundo Cláudia Parussulo, agente escolar de saúde, há em média 30 crianças portadoras de diabetes na rede. “Esse número vem crescendo muito rápido, e nossa preocupação é fazer com que as escolas estejam preparadas para receberem essas crianças”, diz ela.

A formação contou com profissionais da CADME (Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas), que falaram sobre o diabetes, os tipos, sintomas e tratamentos. Fizeram também testes de diabetes nos educadores presentes e orientaram em como realizar nas crianças.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME9032_Custom

Educadores recebem orientações da nutricionista Ana Paula Vioto Ferraz

A nutricionista da CADME, Ana Paula Vioto Ferraz, explica que muitas vezes as escolas têm dúvidas de como lidar com a criança diabética. “Estamos aqui para dar suporte e apoio a elas, mostrar o que podem fazer no controle da doença durante o período em que essas crianças permanecem na unidade”, diz.

Ana Paula conta que na maioria dos casos, não é necessário mudar a alimentação nas escolas, apenas ajustar a quantidade. “Nós temos o privilégio de ter uma merenda saudável na Rede, sendo possível conciliar a alimentação do portador de diabetes com os demais alunos, e também fazer o uso da medicação (insulina) correta.

_SME9007_Custom

_SME9016_Custom

Cláudia Parussulo, agente escolar de saúde

_SME9030_Custom