SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Secretaria registrou 115.120 atendimentos nos Centros de Educação Digital em 2013

7 de fevereiro de 2014 • André Cruz

O primeiro Centro Digital, no bairro Vila Sônia, começou a funcionar em maio de 2008, e naquele ano registrou-se 5.107 atendimentos.  Hoje, são 12 Centros de Educação Digital em funcionamento e uma sala de Telecentro e, no ano passado, a Secretaria de Educação registou 115.120 atendimentos e 1.274 pessoas que fizeram os cursos de informática, 1202 a mais se comparado ao número de certificados entregues em 2011.

Além disso, há mais três Centros em construção – Jupiá, Monte Rey e Jardim Tóquio –  e ao todo, existem 10 monitores e 14 escriturários dando todo o suporte nas 12 unidades. Alunos e comunidade em geral podem utilizar os serviços dos Centros.

As colegas de sala Ester Gomes e Graziela de Moraes, ambas de 10 anos e alunas da E.M. Professor José Pousa de Toledo, Bosques do Lenheiro, frequentam o  Centro Digital do bairro (localizado ao lado da escola), frequentemente. As meninas não têm computador em casa, por isso contam que o local é muito importante para elas. “Eu entro nas redes sociais e em sites de jogos. Se a professora pedir algum trabalho de pesquisa esse ano, eu farei aqui no CED”, disse Ester. Além de usar os computadores, as colegas fazem leitura de revistas e gibis.


Foto: Marquinhos Ferreira
DSC_7383_2

O escriturário Wandré Teixeira com as crianças do bairro Bosques do Lenheiro

 

 

Para a utilização dos computadores nos Centros é obrigatório a efetuação de um cadastro e assinatura do Termo de Adesão. Os alunos menores de 18 anos precisam da autorização de um responsável e do comprovante de escolaridade fornecido pela escola para o cadastro. O tempo permitido de uso é de 1 hora, mas se houver computador disponível o usuário poderá utilizar as máquinas mais de uma vez por dia. Os CED’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

Os CED’s oferecem cursos básicos de informática, por meio de aulas interativas nos computadores e expositivas com o monitor. No Hall de entrada há um espaço para leitura de jornais, revistas, gibis e livros. Os banheiros são adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

DSC_7370_2
DSC_7392_2
‹ voltar