.: Secretaria Municipal de Educação adere ao Movimento Escolas Pelo Clima

1 de março de 2024 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), assinou na manhã de hoje, 1°/03, o termo de cooperação ao Movimento Escolas Pelo Clima, voltado a educadores e estudantes da rede municipal. O objetivo é divulgar o tema e preparar a comunidade escolar para atuar na busca de soluções práticas para o enfrentamento da situação climática e envolver temas como sustentabilidade e economia circular.

A assinatura do termo de cooperação contou com a presença do secretário de Educação, Bruno Roza, de autoridades e dos diretores do Movimento Escolas Pelo Clima

Estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Bruno Roza, a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Euclídia Fioravante, e a corregedora do município, Renata Bueno. O evento ocorreu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de cerca de 250 gestores das escolas municipais de ensino Fundamental e da Educação Infantil.

Na abertura do encontro, as formadoras da equipe de formação continuada em educação ambiental, Keyla Carolina Boralli Benoti, e a assessora de projetos pedagógicos de educação ambiental, Kelly Monaco Coletti, fizeram um resgaste do percurso trilhado até o estabelecimento da parceria, a partir do histórico das propostas pedagógicas oferecidas, aos educadores da rede em 2023.

O secretário de Educação, Bruno Roza, assina termo de cooperação com o Movimento Escolas Pelo Clima

As escolas da rede municipal irão receber atividades formativas conduzidas pelo Movimento, tais como aulas e palestras, abordando aspectos sobre a situação climática, além da realização de projetos de ação climática conectados à realidade da escola e ao perfil dos estudantes.

O secretário de Educação, Bruno Roza, afirmou que acredita na parceria para qualificação e atualização do seu corpo docente em educação climática. “Formações, como essa são fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos bem informados, conscientes da sua realidade e protagonistas de ações que contribuam para a sustentabilidade em suas comunidades.”

Edson Grandisoli, diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima, durante palestra no anfiteatro da SME

Edson Grandisoli, diretor educacional do Movimento Escolas pelo Clima, destacou a importância do projeto. “Desenvolver ações, propostas e projetos significa unir a situação climática da escola ao seu currículo e à comunidade, estabelecendo uma ligação crucial entre as ações humanas e as mudanças climáticas, que impactam o planeta em diversas escalas e intensidades”.

O MOVIMENTO – Com mais de 580 escolas signatárias, entre públicas e particulares de todo o País e de Portugal, representando mais de 335 mil estudantes e 35 mil educadores, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de escolas comprometidas com a agenda climática. A iniciativa é gerida pela Reconectta, negócio de impacto social certificado pelo Sistema B, que atua com educação climática nas instituições de ensino.