.: Secretaria Municipal da Educação recebe Selo Escola Parceira 2023 do Sebrae

12 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação recebeu ontem, 11/12, o Selo Escola Parceira 2023 pelo desenvolvimento do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), fruto da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Durante a reunião de entrega do certificado, foi renovada a parceria para 2024, dando continuidade ao trabalho realizado nas escolas.

O objetivo do JEPP, do Sebrae, é incentivar a orientação para os negócios nas novas gerações

Para o próximo ano, está prevista a expansão do projeto, almejando alcançar 34 escolas e impactar 9.116 alunos. Em 2023, 18 escolas participaram do JEPP, envolvendo 2.303 estudantes do Ensino Fundamental.

O secretário da Educação, Bruno Roza, recebeu o certificado das mãos do gerente do Sebrae de Piracicaba, Fábio Gerlach, e da gestora de Educação Empreendedora, Vivian Lourenço. Roza destacou a relevância da parceria, ressaltando que a educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscarem autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.

A gestora de educação empreendedora, Vivian Lourenço, e o gerente do Sebrae de Piracicaba, Fábio Gerlach entregaram o certificado ao secretário da Educação, Bruno Roza

Vivian Lourenço, gestora de Educação Empreendedora do Sebrae Piracicaba, explicou que o curso visa apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender. “O objetivo é incentivar a orientação para os negócios nas novas gerações, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.”

Fábio Gerlach enfatizou que o projeto, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Estamos felizes e orgulhosos de que, para 2024, vamos multiplicar nossas ações, ampliando de 18 para 34 escolas atendidas em Piracicaba.”

A Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza realizou uma feira em que os estudantes puderam apresentar os produtos criados durante as aulas.

O PROJETO – A Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza promoveu uma feira onde os estudantes apresentaram os produtos criados durante as aulas do JEPP.

A professora da escola, Ana Lydia Costa Gouveia, destacou a proposta desenvolvida pelos alunos, que consistia na construção de brinquedos ecológicos. “Eles participaram ativamente das ações, arrecadaram materiais, separaram, elaboraram manuais de construção dos brinquedos, criaram protótipos e pensaram em estratégias de venda. Tudo isso em equipe, negociando entre si sobre todos os processos, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos.”