Secretaria de Educação marca presença na CONAE em Brasília

3 de dezembro de 2014 • André Cruz

A cidade de Brasília sediou a segunda edição da CONAE (Conferência Nacional de Educação), realizada de 19 a 23 de novembro de 2014. A Conferência teve como tema central, conforme prevê o Documento-Referência, o PNE (Plano Nacional de Educação) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Convocada pela Portaria nº1.410 de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 possui caráter deliberativo e apresentou um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Piracicaba teve com representações a supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Iara Rodrigues, como delegada do poder público, o professor Juan Antonio Moreno Sebastianes, como Trabalhador da Educação Básica, Vanusa Alves Raimunda, como Trabalhador da Educação Profissional Privada e Rosebelly Nunes Marques, como Docente da Educação Superior Pública, que acompanharam de perto os assuntos abordados e os desdobramentos da Conae.

Segundo os participantes, a Conferência Nacional de Educação é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

conae4

A supervisora Iara afirma que a importância de organizar e participar desde as etapas municipal, estadual e nacional da Conae, é um exercício de cidadania, “pois discutir propostas que irão delinear a educação que queremos, é fundamental para que tenhamos uma qualidade social da educação brasileira”.

Sobre A Conferência – A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

Assim, por meio da CONAE de 2014, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e o MEC buscam garantir espaço democrático de construção da qualidade social da Educação Pública.

conae_1

conae3