Secretaria de Educação elegeu parte da Comissão Geral Coordenadora do Plano Municipal de Educação

23 de setembro de 2014 • André Cruz

Eleição ocorreu dia 22 no anfiteatro da Pasta na presença de mais de 270 convidados

Parte dos membros da Comissão Geral que irá coordenar os estudos para a elaboração do Plano Municipal de Educação foi eleita na manhã do dia 22 durante a primeira reunião de sensibilização, que contou com representantes do legislativo, executivo, OSCIPS (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), escolas, conselhos, secretarias, sindicatos e vários outros órgãos e instituições.

O Plano Municipal é um planejamento da educação de cada cidade e integra objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo para a educação num período de dez anos. Após ser aprovado pelo poder legislativo e sancionado pelo prefeito, deverá ser transformado em lei municipal.

A reunião organizada pela Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino e Conselho Municipal de Educação contou com uma palestra sobre a construção de Planos Municipais de Educação, ministrada pela professora Marialba da Glória Garcia Carneiro, representante da comissão assessora da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para a elaboração do PME.  A palestrante é a atual Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita da Estância Turística de Pereira Barreto –SP. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Gestão Escolar.

Na presença de mais de 270 pessoas, Marialba  apresentou algumas metas que constam do Plano Nacional de Educação  acompanhadas de estratégias.

Foto: Fernanda Schmidt

SME_8988

A Secretária de Educação de Piracicaba Angela Jorge Corrêa, explicou que de acordo com o Plano Nacional de Educação, os municípios brasileiros têm até 2024 para ter, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos na educação infantil. “Em Piracicaba, das 18.509 mil crianças de 0 a 3 existentes no município em 2013, 58,73% – 10.870 crianças estão matriculadas nas escolas de educação infantil da cidade. (São 8.839 crianças em escolas municipais e 2.031 na rede particular)”, disse. Cálculos feitos com base em dados da Fundação SEADE – acesso em 22 de julho de 2014. Piracicaba conta com 80 escolas de educação infantil que atendem 16.772 crianças de 0 a 5 anos e 46 escolas de ensino fundamental com 16.201 alunos de 6 a 10 anos.

Para o Prefeito Gabriel Ferrato o que de fato deve ser levado em consideração é a questão qualitativa e não quantitativa da educação.  “A valorização dos professores, a estrutura das escolas, as formações que a Secretaria de Educação disponibiliza aos docentes, como o Programa Ler e Escrever (criado por Ferrato em 2009, na época em que era Secretário de Educação) é o que me preocupa hoje”, afirmou.

A Comissão terá até julho de 2015 para finalizar o Plano Municipal de Educação. Os membros eleitos por aclamação foram:

Supervisor municipal – Iara Rodrigues

Supervisor Estadual – Elaine Brancalion

Diretor Municipal – Peterson Rigato

Diretor Estadual – Odimir Roberto Belato

Professor Estadual – Letícia Vidor de Sousa Reis

Professor Municipal – Marcela dos Santos Souza

Representante do Ensino Particular – Joselene Rodrigues Heuriques

Representante do Ensino Técnico – Gabriela Vasconcelos

Representante da Sociedade Civil – Ely Eser Barreto César

Representante das Entidades de Classe – Carlos Virgílio Borges

Os demais membros são natos ou indicados.

SME_8984

SME_9022