Secretaria de Educação e Faculdade Dom Bosco integram-se ao Programa de Bolsas à docência PIBIB/CAPES

12 de março de 2014 • André Cruz

A Faculdade Salesiana Dom Bosco – Piracicaba em parceria com a Secretaria Municipal de Educação apresentam nessa quarta-feira, dia 12, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um programa federal que incentiva a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.  Ele é gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e podem participar alunos dos cursos de licenciatura de IES (Instituição de Ensino Superior) particulares ou públicas,  cujos projetos tenham sido aprovados pela CAPES. A parceria faz parte do Plano de Governo do Prefeito Gabriel Ferrato.

De acordo com a coordenadora institucional do PIBID da Faculdade Salesiana Dom Bosco, a professora Adrivânia Valério Honório, inicialmente dez alunas do curso de pedagogia da Faculdade Salesiana Dom Bosco participarão do Projeto, que será desenvolvido na Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira, no Jardim Planalto. Cinco delas atuarão na Educação Infantil, crianças de 0 a 5 anos, e as outras cinco nos primeiros anos do Ensino Fundamental, alunos de 6 e 7 anos, juntamente com o professor Supervisor. O Programa tem início amanhã, dia 13, com duração de 48 meses.

Foto: Fernanda Schmidt
SME_0940

A Professora Angela Jorge Corrêa, Secretária Municipal de Educação, explica que a escola foi escolhida depois de uma série de levantamentos feitos pela Faculdade Dom Bosco, supervisoras escolares e pela coordenadora do Ensino Fundamental no município, Elaine Barella. “Motivos como receptividade da proposta pelos gestores da unidade e a localização da escola, por exemplo, favoreceram a opção pela E.M. Enedina Lourenço Vieira”, afirma. “A expectativa é que se amplie o número de bolsistas e escolas atendidas”, acrescenta.

O PIBID é uma oportunidade ímpar na formação de professores, já que a inserção deles na escola possibilitará aos bolsistas intervirem ativamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças e a compreenderem a realidade educacional para poderem interagir e desenvolver projetos de pesquisa. “Nosso objetivo é de somar esforços para que o aluno da escola básica aprenda os conteúdos curriculares, ao mesmo tempo em que os nossos licenciandos aprendam a ser professores vivenciando a prática docente”, justifica a coordenadora Adrivânia.

Além de desenvolverem os projetos “Brincar para Aprender” com as crianças da Educação Infantil e “Os desafios de ensinar crianças com dificuldades de aprendizagem” com os alunos do Ensino Fundamental, a ideia é que as bolsistas conheçam o ambiente, a estrutura, a organização e o funcionamento da escola, desenvolvam em sala de aula e outros espaços da escola metodologias de ensino, acompanhem os alunos com dificuldades de aprendizagem, elaborem material didático e audiovisual, registrem as atividades em diário de campo, entre outros.

Para a Secretária Angela e coordenadora Adrivânia, o importante de tudo isso é o vínculo que se estabelecerá entre a faculdade e a escola. “A faculdade estará bem mais próxima da realidade da escola pública e a unidade, principalmente com a atuação do  professor co-formador (selecionado pela Faculdade e Secretaria de Educação), estará revendo e atualizando as metodologias de ensino junto as bolsistas de iniciação à docência, além de se tornar um multiplicador dessa experiência entre os seus pares”, opina a Adrivânia.

SME_0945

SME_0951