.: Secretaria de Educação cria diário de classe digital para facilitar rotinas administrativas

29 de agosto de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Informática e Tecnologias Educacionais, implementará neste segundo semestre de 2023 o diário de classe digital, ferramenta para facilitar e agilizar a execução de rotinas administrativas.

Idealizado e produzido pela equipe do setor de Informática, o novo diário funcionará, inicialmente, em fase de teste para professores representantes das escolas, que indicarão os ajustes e melhorias que o sistema necessitar. A partir do início do ano letivo de 2024, todos os mais de 3.000 professores da Rede Municipal de Educação utilizarão a ferramenta para registrar a frequência das crianças, as atividades desenvolvidas diariamente dentro e fora das salas de aula, bem como dados sobre a avaliação de cada bimestre.

Funcionários da Secretaria Municipal de Educação sentados em volta de uma mesa discutindo sobre o sistema durante a reunião. O sistema foi apresentado, demonstrando as funcionalidades, atividades e todas as melhorias que o diário de classe digital trará nas rotinas das escolas municipais.

O sistema foi apresentado ao secretário de Educação, Bruno Roza, na última quinta-feira, dia 24/08, durante reunião da sede da SME, demonstrando as funcionalidades, atividades e todas as melhorias que o diário de classe digital trará nas rotinas das escolas municipais.

“O diário digital representa um avanço significativo na coleta de dados sobre o cotidiano escolar e uso da tecnologia a serviço da qualidade do trabalho realizado. O sistema busca facilitar o trabalho do professor, que, até o momento, realiza esses registros manualmente. Além disso, oferecerá à gestão escolar e para nós na SME, relatórios de acompanhamento do fluxo dos alunos como número de faltas e suas justificativas, de maneira rápida e eficiente”, pontuou Bruno Roza.

Professora sentada em frente ao seu chromebook, em sala de aula. A ferramenta poderá ser utilizada através dos laptops educacionais entregues para todos os professores da Rede Municipal de Educação de Piracicaba.

Para a utilização da nova ferramenta digital, a Divisão de Informática e Tecnologias Educacionais promoverá encontros de capacitação com os gestores e professores em setembro.

ALIADO DO NOVO SISTEMA – Os mais de 3.000 professores da Rede Municipal de Educação, desde o mês de março deste ano, contam com um grande aliado na produção e planejamento das atividades que desenvolvem com seus alunos na Rede Municipal de Educação. A SME entregou 3.000 laptops educacionais para uso de cada professor efetivo da Rede Municipal, além de coordenadores pedagógicos, formadores e diretores das 124 unidades escolares.