Secretária Angela participou de Audiência Pública na Câmara de Vereadores

17 de setembro de 2014 • André Cruz

A Secretária Municipal de Educação Ângela Jorge Correa, participou no dia 29 de agosto, da audiência pública convocada pelo vereador Paulo Campos (PROS), na Câmara de Vereadores. Acompanhada da coordenadora de Educação Infantil Sandra Perina e da coordenadora do Setor de Planejamento da SME Nely Guidolin Lima, Angela apresentou um balanço comparativo do número de escolas, professores, matrículas e vagas ofertadas do ano de 2004 até agora, além de explanar as projeções para os próximos.

A audiência também contou com os vereadores Pedro Kawai (PSDB) – presidente da Comissão Permanente de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores de Piracicaba –, Luis Beltrame (PPS), José Aparecido Longatto (PSDB), Matheus Erler (PSC), José Lopes (PDT), Laércio Trevisan Jr. (PR), Gilmar Rotta (PMDB), além de representantes dos vereadores Francisco Almeida (PT) e de Luiz Arruda (PV) e do Procurador Geral do município Mauro Rontani.

Desde o início da Gestão Gabriel Ferrato, três escolas de educação infantil já foram entregues: no bairro São Fracisco/Taquaral, Mário Dedini e Jardim Piracicaba. Juntas elas geraram 699 vagas, 321 em período integral e 378 em período parcial. Este ano mais três escolas de educação infantil começaram a ser construídas: no Vale do Sol, Santa Terezinha/Paradiso e Água Branca. Além disso, a EMEI do Boa Esperança e a EMEI de Santa Terezinha estão sendo reconstruídas. As cinco escolas vão gerar 1062 vagas, todas em período integral.

Foto: Fernanda Schmidt

SME_7801

O Governo Municipal também está reformando quatro escolas de educação infantil no Jardim Algodoal, Sol Nascente, Novo Horizonte e Jupiá. Serão geradas 185 novas vagas, 171 integrais e 14 parciais. Em 2013, cinco berçários foram ampliados: no Manacás/Vila Sônia, Cantagalo, Jardim Planalto, Parque dos Sábias e Ártemis. Juntos eles geraram 315 vagas, 105 integrais e 210 parciais. Até o final de 2014, dois novos berçários serão finalizados, no IAA e Morada do Sol. Eles atenderão 84 crianças em período integral.

Somando-se as vagas geradas com a construção de escolas infantis, reformas, ampliações de berçário e com as escolas ainda em obras, o Governo Municipal está ampliando nesse período 2345 vagas, 1743 integrais e 602 parciais.

Segundo os números apresentados pela Pasta na audiência, em 2004, havia 6.031 alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS), que atendem crianças de 0 a 5 anos. Hoje, são 16.147 crianças matriculadas, ou seja, nos últimos quase dez anos, houve um aumento de 10.116 alunos na rede municipal de Educação Infantil, o que corresponde a um aumento de  168%.

Houve um crescimento também do número de escolas: em 2004, existiam 39 Escolas de Educação Infantil; hoje são 80 EMEI’s em funcionamento e mais 3 em fase final de construção. Portanto, um aumento de 41 Escolas Municipais de Educação Infantil, que corresponde a 105% de crescimento. Além disso, em 2004, havia nas EMEIS um total de 647 professores contratados. Hoje são 1.596 professores, o que significa 147% a mais na comparação.

“Apesar de a gente saber que há muito que fazer, não estamos parados. E sei que estamos em uma posição de destaque”, avaliou Ângela, ao comparar a situação de Piracicaba com outros municípios do mesmo porte. Durante sua apresentação, de 40 minutos, a Secretária relatou os avanços desde 2005, no primeiro mandato do ex-prefeito Barjas Negri, até a primeira metade do atual governo de Gabriel Ferrato. “A gente está no caminho certo, mas temos que caminhar mais”, disse. Piracicaba conta hoje com 57,32% das crianças de 0 a 5 anos matriculadas em escolas de educação infantil, ficando a frente de São Bernardo do Campo (47,80%), Sorocaba (45,55%), Jundiaí (38,21%), Ribeirão Preto (37,51), Campinas (37,27%), São Paulo (27,18) e Santos (25,31).

Angela explicou que, de acordo com Plano Nacional de Educação, os municípios brasileiros têm até 2024 para ter, no mínimo, 50% das crianças de 0 a 3 anos na educação infantil. Em Piracicaba, das 18.509 mil crianças de 0 a 3 existentes no município em 2013, 58,73% – ou seja, 10.870 crianças – estão matriculadas nas escolas de educação infantil da cidade. (São 8.839 crianças em escolas municipais e 2.031 na rede particular). Cálculos feitos com base em dados da Fundação SEADE – acesso em 22 de julho de 2014.

De acordo com a Secretária Angela, critérios de vagas foram aprimorados no final de 2013 para que mães trabalhadoras tenham a prioridade para a ocupação de vagas em regime integral em detrimento das mães que trabalham em período parcial, sempre em conformidade com indicadores da análise socioeconômica, que passa a ser anual.

SME_7760

SME_7763