Sebrae-SP oficializou convênio com Prefeitura para ensino de empreendedorismo em 6 escolas

11 de março de 2014 • André Cruz

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba assinou, na sexta-feira (7 de março) o contrato que formaliza o convênio com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para o programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” (JEPP). Além das três escolas já contempladas em 2013, outras três unidades serão inseridas este ano, totalizando seis instituições.

O programa foi oficializado pela lei 7.794/13, sancionada pelo prefeito Gabriel Ferrato no fim do ano passado. O JEPP tem como proposta desenvolver junto aos alunos o espírito empreendedor e estimular o protagonismo juvenil nas novas gerações.

O programa consiste em quatro encontros em que 70 profissionais, entre professores, coordenadores e diretores das unidades de ensino, trabalharão com os alunos de 6 a 10 anos sobre vários temas propostos no programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos”.

Fotos: Fernanda Schmidt

SME_0820

A secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, enaltece a parceria e acredita que a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e jovens estimula a busca e o interesse pela inserção futura no mercado de trabalho. “Pude acompanhar os projetos desenvolvidos ano passado e o tema proposto para cada ano do Ensino Fundamental é adequado à faixa etária correspondente, e isso inclui jogos, dinâmicas grupais, exercícios e pesquisas”, destaca.

O projeto-piloto começou nas unidades E.M. Francisco Corrêa  com 508 alunos, E.M. Hide Maluf Junior com 811,  E.M. Professor José Pousa de Toledo com 590 em 2013 e chega em 2014 às Escolas Municipais Professora Elizabeth Consolmagno Cruz 576, Professor Fábio de Souza Maria 87 e Professor João Batista Nogueira 333 alunos.

A proposta do programa é conscientizar os educadores sobre a importância de incluir o empreendedorismo na aprendizagem por meio de oficinas lúdicas, com noções sobre planejamento, comportamento empreendedor, cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
Para o gerente regional do Sebrae-SP, Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, o objetivo do JEPP é despertar no jovem estudante o espírito empreendedor. “O programa destaca a importância das micro e pequenas empresas. Desenvolve o gosto pela gestão de negócios, além de criar uma cultura empreendedora”, explica.

SME_0848
SME_0865