.: Saeb começou a ser aplicado hoje, 09/11, nas escolas da Rede Municipal de Educação

9 de novembro de 2023 • Ygor Oliveira

Teve início hoje, 09/11, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 na Rede Municipal de Ensino de Piracicaba. As aplicações irão até o dia 17/11 para avaliação de mais de 3.400 alunos dos 5° anos do ensino fundamental.

Planejado e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, o Saeb é um conjunto de avaliações para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem no país, com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais.

Mais de 3400 alunos serão avaliados até o dia 17

A diretora Sandra Regina Sousa, gestora da Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria, que atende cerca de 510 alunos no bairro Jardim São Francisco, comentou sobre a preparação dos alunos para a aplicação da prova.“Desde o início do ano planejamos atividades similares com as atividades que são aplicadas nas provas, nós trabalhamos simulados, trabalhamos preenchimento de gabarito, que são coisas que os alunos não estão acostumados. Aplicamos três simulados e o avanço nos resultados entre eles mostrou que o trabalho vem evoluindo e os alunos estão assimilando e se acostumando com a forma que é realizada as avaliações”.

Os testes do Saeb abrangem o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa, servindo como ferramenta de monitoramento da aprendizagem. Além dos testes, o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de escolas, professores e estudantes.

Os resultados do Saeb norteiam a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que, no último ano em que foi realizado, 2021, mesmo com um cenário desfavorável causado pela pandemia, sete escolas municipais tiveram nota igual ou superior a 7, sendo destaque estadual.

“Este ano os resultados do Saeb serão primordiais para o ranqueamento das escolas no Ideb, o que é muito importante não só para a escola, mas com os resultados, toda a rede vai ter um diagnóstico de como está a qualidade do ensino. Onde estamos acertando, onde devemos investir mais, se precisamos de mais formações para podermos ajustar as estratégias e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino de nossas crianças”, finalizou Sandra.

A diretora da Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria, Sandra Regina Sousa, falou da prepração dos alunos para a prova, e da importância dos resultados para validar o trabalho realizado

Os resultados preliminares do Saeb 2023 serão disponibilizados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

IDEB
 – A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Piracicaba é calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb.

No último índice referente ao ano de 2021, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba contou com 33 unidades acima da média do Ideb nacional (5,8) e com 18 pontuando igual ou superior à média estadual (6,3). Desse total, sete delas tiveram médias acima de 7 e as Escolas Municipais Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu, e Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Glebas Califórnia, figuraram entre as 20 melhores escolas do Estado, com média 7,9. Esse bom resultado foi conquistado mesmo com um cenário desfavorável causado pela pandemia.

Os resultados do Saeb servirão de base para o Ideb 2023

“Este é um momento crucial para demonstrar que nossa rede tem realizado um trabalho notável. Por meio do Saeb, teremos acesso ao Ideb do município e de cada escola municipal. Tenho confiança de que, graças ao comprometimento de todos os nossos profissionais e alunos, e os investimentos que estamos realizando em nossa rede, alcançaremos resultados excelentes”, afirma o secretário de Educação, Bruno Roza.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Os estudantes com deficiência também participam da avaliação. Poderão receber atendimento especializado aqueles que já tenham sido informados no Censo Escolar. Caberá às instituições de ensino solicitar o atendimento.

As seguintes formas de atendimento especializado serão viabilizadas para aplicação da prova: recursos de acessibilidade e profissionais oferecidos pela escola participante; tempo adicional para a realização dos testes; sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais do estudante; e recursos de acessibilidade para baixa visão (exclusivo para aqueles que tenham declarado baixa visão no período de coleta do Censo Escolar).