SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Representantes da SME na ArcelorMittal

13 de fevereiro de 2012 • André Cruz

O objetivo da reunião foi apresentar as propostas e projetos socioambientais a serem realizados em 2012.

A ArcelorMittal Piracicaba desenvolve, há mais de 15 anos, programas socioambientais e culturais alinhados com os interesses da comunidade. Somente no ano passado, 67 mil pessoas participaram dos 17 projetos realizados nas áreas de educação, cultura, saúde e promoção social, oferecidos pela siderúrgica em parceria com o Poder Público Municipal, entidades assistenciais e associações de bairros. Êxito que não seria possível sem o incentivo, a credibilidade e a atuação destes parceiros que fortalecem a premissa da ArcelorMittal Piracicaba de manter a proximidade com a população, visando atender seus principais interesses e expectativas.
 
Reafirmando o compromisso com a transformação do amanhã por meio de ações que valorizam as pessoas e a construção de um ambiente sustentável e com o objetivo de ampliar e fortalecer ainda mais a sólida parceria entre a organização e o Município, representantes da ArcelorMittal Piracicaba receberam na empresa, dia 09 de fevereiro, autoridades municipais para apresentar as propostas dos projetos sociais a serem desenvolvidos em 2012, bem como perspectivas e estratégias de novas iniciativas junto à comunidade piracicabana para este ano. Estiveram presentes o gerente geral da ArcelorMittal Piracicaba, Waldenir Luciano de Souza Lima; o diretor superintendente da ArcelorMittal Brasil, Leonardo Gloor; o gerente de Recursos Humanos, Maurício Biagioni; a coordenadora de projetos sociais da ArcelorMittal Piracicaba, Ana Lúcia Scagnolato; e os secretários municipais Gabriel Ferrato, (Educação); Fernando Cárdenas (Saúde), Rosângela Camolese (Ação Cultural), Maria Angélica Guércio (Desenvolvimento Social), Rogério Vidal, (Defesa do Meio Ambiente), José Antonio de Godoy (Governo), além de representantes do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.

Fotos: Fernanda Schmidt e Bolly Vieira / Informações: ArcelorMittal Piracicaba

foto01_1

ok1

Secretário de Educação, professor Gabriel Ferrato

 ok2

Elaine Barella e Aparecida Vila Nova, da SME

PROGRAMAS E PERSPECTIVAS PARA 2012 – A Fundação ArcelorMittal Brasil desenvolve ações em municípios nos quais a organização possui operações, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No ano de 2011, cerca de 500 mil foram beneficiários em 43 cidades contempladas. Dentre os 17 projetos próprios da unidade ArcelorMittal Piracicaba desenvolvidos em 2012 e com previsão de continuidade nas áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente e promoção social, destacam-se:

Prêmio ArcelorMittal de meio ambiente
Realizado em Piracicaba e nos municípios vizinhos (Iracemápolis e Rio das Pedras) tem como objetivo contribuir com a formação de estudantes, por meio de um trabalho de educação ambiental nas escolas, voltado à visão mais ampla da questão ambiental e da sustentabilidade.

Ver e viver
O projeto segue contribuindo para a melhora do desempenho escolar e socialização dos alunos, por meio do diagnóstico e tratamento de problemas visuais, com perspectiva de atender 1500 alunos triados;

Ouvir bem para aprender melhor
Em 2011, novos alunos foram triados e aqueles que receberam próteses nos anos anteriores foram acompanhados. Em 2012, a previsão é de acompanhar as crianças protetizadas anteriormente;

Educar na diversidade
O projeto é desenvolvido em Piracicaba desde o final de 2010. A segunda turma se formou em 2011 e os dois grupos iniciaram a formação continuada. A capacitação de uma nova turma está prevista para 2012.

Cidadania digital
O projeto foi iniciado em Piracicaba em 2011, com a implantação de um CDI Comunidade na Escola Municipal Antônio Rodrigues Domingues, visando à inclusão digital e cidadania por meio da utilização de ferramentas de informática.

Cidadãos do amanhã
A Escola de Pais, a Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão) e o Oratório São Mário são as entidades beneficiadas neste ano pelo Programa Cidadãos do Amanhã, realizado pela ArcelorMittal Piracicaba por meio da Fundação ArcelorMittal Brasil. O valor que será dividido entre as três instituições é de R$ 80.368,96. Ao todo, 1580 pessoas participarão dos projetos socioeducativos desenvolvidos pelas entidades.

Pró-voluntário
Em 2011, o comitê local do Pró-Voluntário iniciou o projeto Saber Solidário, primeiro projeto continuado de voluntariado na unidade, que surgiu a partir do Dia V, ação solidária que comemora o Dia Internacional do Voluntário, em 05 de dezembro, e que reúne voluntários das unidades do mundo todo, em prol das comunidades onde as plantas industriais estão inseridas. Os participantes auxiliam na gestão de uma instituição social, orientando para a correta utilização dos recursos financeiros e para melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Pró-voluntário – Voluntários de Aço
Voluntário que se propõem a dar palestras com temas voltados a: Meio ambiente; Motivação pessoal; Segurança doméstica; Preparação para mercado de trabalho e Qualidade de vida, em escolas, municipais, comunidades vizinhas e instituições sociais interessadas.

‹ voltar