Rede Municipal inicia ano letivo em 1º de fevereiro com 33.154 alunos

26 de janeiro de 2017 • André Cruz

Mais de 2.700 professores retomaram as atividades nesta semana

O ano letivo nas escolas da Rede Municipal terá início em 1º de fevereiro com 33.154 alunos de 0 a 10 anos de idade. As 86 escolas de educação infantil (berçário ao jardim II) atenderão 16.526 crianças e as 46 de ensino fundamental (1º ao 5º ano) contarão com 16.628 alunos. Professores, coordenadores, diretores, merendeiros, escriturários de escola, entre outros profissionais, retomaram as atividades e já iniciaram o planejamento escolar para 2017.

O período oficial para as inscrições na educação infantil é realizado anualmente no mês de outubro, porém os pais que perderam esse prazo podem consultar o site da Secretaria Municipal de Educação e verificar as escolas que possuem vagas ociosas (vagas em aberto) para concorrerem às referidas vagas. A partir dos 4 anos, a vaga é obrigatória como consta na Meta 1 do Plano Nacional de Educação e já atendida em Piracicaba. No ensino fundamental a matrícula pode ser realizada o ano todo.

A semana que antecede a data de início das aulas é dedicada aos diretores, coordenadores, professores e supervisores das escolas. A Secretaria Municipal de Educação iniciou, em 24/01, formações com orientações, avisos e informações relevantes para 2017. As formações acontecem simultaneamente na sede da SME, em salas diferentes para os educadores da educação infantil e do ensino fundamental e nas escolas

Para a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, um planejamento escolar bem elaborado e desenvolvido com antecedência, antes da chegada dos alunos às escolas, é sem dúvida importante para o corpo docente e também para as crianças, uma vez que a organização reflete na qualidade do ensino e no desenvolvimento das diretrizes educacionais e da rede municipal.

Foto: Fernanda Schmidt

DSC_3903_Custom

Pequenos recebem atenção especial

Pensando nos aspectos que fazem parte do cotidiano das escolas de educação infantil e que influenciam significativamente no desenvolvimento das crianças, as escolas de educação infantil realizam o processo de adaptação desses alunos que iniciam na vida escolar, sempre que necessário.

Ao entrar na creche ou pré-escola, as crianças se deparam com um novo ambiente. O distanciamento da família por longas horas e a inserção nesse novo ambiente, com rotinas específicas, exigem das crianças uma capacidade de adaptação. Segundo a pedagoga e supervisora de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Diva Freitas, cabe à escola organizar a acolhida às crianças que estão iniciando, respeitando as características individuais e o ritmo de cada uma. “É um momento muito importante de interagir e conhecer outras crianças e professores, portanto, o ambiente deve ser prazeroso e agradável “, diz ela.

Diva conta que os professores elaboram um calendário com sistema gradativo de inserção das crianças pequenas (berçário). Nos primeiros dias elas ficam apenas algumas horas nas escolas para se acostumarem ao novo ambiente.

Neste processo de adaptação é muito importante a parceria entre escola e família, por isso, também acolhemos os pais, para que tenham confiança no trabalho desenvolvido pela escola. O objetivo é garantir às crianças uma inserção prazerosa e segura para que tenham uma boa aprendizagem”.

ENSINO FUNDAMENTALA hora de voltar à rotina de estudos está chegando, e as crianças já precisam se preparar. Para que esse processo de transição seja feito de maneira tranquila, a coordenadora do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação Sálvia Medina, dá algumas dicas não só para as crianças, mas também para os pais. “Acredito que os pais fiquem bastante ansiosos para o primeiro dia de aula dos filhos, por isso, uma dica é não transmitir essa ansiedade para eles, para que não atrapalhe no aprendizado e rendimento da criança”.

Sálvia destaca que os pais devem orientar os filhos a conversarem mais com os professores. “Qualquer dúvida ou problema que a criança tiver na escola, ela deve procurar o professor ou consultar a direção, pois todos recebem orientação das supervisoras da SME, com visitas constantes para verificar todo pedagógico”, relata ela.

Segundo a coordenadora, a rede fornece para cada aluno, caderno, lápis preto e borracha. Para uso coletivo, são disponibilizados outros materiais, como canetinhas coloridas, cola, tesoura e régua, além dos livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Portanto, os alunos não precisam levar mochila com coisas pesadas. “Ir com roupas leves e confortáveis também é uma boa opção, já que o uso do uniforme não é obrigatório”, conclui.