.: Rede Municipal de Educação participa da premiação da Liga Steam

6 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

A Rede Municipal de Educação de Piracicaba será representada por professores, supervisores e diretores dos ensinos fundamental e infantil no Prêmio Liga Steam, promovido pela Fundação ArcelorMittal, sendo que os vencedores serão anunciados durante evento programado para sexta-feira, 8/12, na cidade de Belo Horizonte/MG. Piracicaba conquistou seis vagas entre as finalistas da premiação de uma competição que contou com a participação de mais de 1.400 professores de todo o Brasil, sendo a cidade com maior número de classificados.

O Prêmio Liga Steam tem como objetivo desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática

As escolas finalistas de Piracicaba foram:  Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, Mario Boscolo, Antonia Jesuína Camillo Pipa, Ada Buselli Neme, Profº Carlos Sodero e Tercilia Bernadete Sanches Costa.

Bruno Roza, secretário municipal da Educação, acompanhará a premiação e afirmou que uma das missões da educação é promover a transformação social. “Piracicaba conquista novamente destaque em uma premiação nacional, demonstrando que o trabalho desempenhado dentro das escolas tem sido executado com excelência e dedicação. É motivo de orgulho e espero que todas as equipes das escolas e os alunos saibam que estar entre os finalistas é o reconhecimento de um esforço feito em conjunto. Estamos na torcida”, comentou.

Bruno Roza, secretário municipal da Educação, irá acompanhar a equipe na premiação em BH na sexta-feira

Mara Martins de Oliveira, uma das responsáveis pelos projetos da ArcelorMittal na secretaria municipal de Educação, falou sobre a expectativa para a premiação. “O Prêmio Liga Steam está alinhado com os objetivos da rede municipal de Piracicaba, que aposta na potência das crianças, tornando-as protagonistas e trabalhando aspectos essenciais do desenvolvimento humano e da vida em sociedade como a empatia, a autoestima e o trabalho em equipe. Os professores gostam de trabalhar com a abordagem Steam e se dedicam de coração aos projetos junto dos alunos”, disse.

Com o tema ‘8 Bilhões de Motivos para Mudar o Presente!’, a edição de 2023 premiará três projetos de cada categoria que desenvolverem as melhores ideias para solucionar desafios de suas comunidades.

O Prêmio Liga Steam está estruturado em três categorias distintas com dez finalistas em cada uma, sendo: Categoria 1: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, que engloba a pré-escola (faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses) até o 2º ano, Categoria 2: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais, que vai do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, e Categoria 3: Ensino Médio, da 1ª à 3ª série. Cada uma dessas categorias será reconhecida com premiações para o 1º, 2º e 3º lugar. Os prêmios serão distribuídos em homenagem à escola, ao professor e aos estudantes participantes do projeto.

Destacando-se na categoria 1, “Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais”, Piracicaba garantiu cinco projetos entre os dez finalistas. Na categoria 2, “Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais”, a cidade garantiu um projeto entre os finalistas.

Nas categorias do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e na do Ensino Médio, cada uma das escolas vencedoras será premiada com um laboratório de robótica. Na categoria que reúne a Educação Infantil a partir de 4 anos e turmas até o 2º ano do Ensino Fundamental, a escola vencedora receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares de cada categoria, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.

CAPACITAÇÃO – O Prêmio Liga Steam é um projeto-piloto da Fundação ArcelorMittal que tem como objetivo desenvolver áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula. Os professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal receberam capacitação e formação sobre o Steam. Ao todo, participaram da formação, realizada pela Tríade Educacional e patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, 565 servidores vinculados à SME.

Projetos finalistas:

Escola: Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

Educador Responsável: Agatha Battonyai Valeriano

Turma: 1° ano do Ensino Fundamental

Nome do Projeto: Uni, duni, tê, o escolhido é aprender!

Escola: Mario Boscolo

Educador Responsável: Alessandra Aparecida

Nome do Projeto: Sabores e aromas da terra

Escola: Antonia Jesuína Camillo Pipa

Educador Responsável: Andreia Cristina Torres de

Turma: Educação ao Infantil (crianças até 4 anos)

Nome do Projeto: Água da vida e a vida que brota da água

Escola: Ada Buselli Neme

Educador Responsável: Rafaela Cristina Augusto Valentim

Turma: 2° ano do Ensino Fundamental

Nome do Projeto: “S.O.S Guamium”

Escola: Carlos Sodero

Educador Responsável: Rosana Gonçalves Laurenti

Turma: 2° ano do Ensino Fundamental

Nome do Projeto: Consumo consciente, natureza eficiente.

Escola: Tercilia Bernadete Sanches Costa

Educador Responsável: Marina Cristina Soares Stenico

Turma: 3° ano do Ensino Fundamental

Nome do Projeto: Monitoramento dos nascentes dos córregos do entorno da Escola Municipal Professora Tercilia.