Reconstrução e ampliação da E.M. Profº Walter Radamés Accorsi está em fase de conclusão; inscrições abrem na segunda, 18

15 de abril de 2016 • André Cruz

Escola recebeu nova pintura, readequação de salas, ampliação do refeitório entre outros itens; investimento foi de R$ 1.293.889,28

A Escola Municipal Professor Walter Radamés Accorsi, localizada no Jardim Itaberá, foi reconstruída e ampliada para melhor atender as crianças de 0 a 5 nos de idade. No período da reconstrução, os alunos foram remanejados para a E.M. Professor Mario Boscolo e E.M. Professor Roberto Damas da Silva, localizadas na mesma região. A reconstrução é parte do plano de governo do prefeito Gabriel Ferrato e teve investimento de R$ 1.293.889,28. A previsão de entrega é para maio.

A modificação contou com a ampliação do refeitório, construção de salas para o berçário, readequação das salas de aula, novo telhado, nova parte hidráulica, pintura e reforma dos banheiros, entre outros.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, a manutenção das escolas é fundamental para que o sistema educacional da cidade funcione adequadamente. “Uma escola com pintura nova reforça o senso de pertencimento de alunos, professores e pais de alunos, o que valoriza muito as relações internas e de vizinhança, influenciando positivamente, inclusive, na qualidade do aprendizado das crianças e adolescentes”, observa Gabriel Ferrato.

A secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, registra que a gestão do prefeito Gabriel não só investiu em prédios e reformas para a educação, mas também em contratação de pessoas. “Novos cargos foram criados para melhorar o ensino das crianças, ajustes salariais de diretores também foram feitos, pois educação é investimento e a nossa busca é pela qualidade”.

Fotos: Fernanda Schmidt
walter3

Durante os três primeiros anos sob o comando da Prefeitura, de acordo com o prefeito, o valor gasto pelo Executivo é similar ao custo das escolas europeias. “O custo em nossas creches é de aproximadamente R$ 10 mil por ano, por aluno. Em minha Administração já criei 3.500 novas vagas, uma ampliação no investimento em educação na ordem de R$ 35 milhões em três anos. Tudo para manter um estudo de qualidade e com conforto para as crianças piracicabanas”, enfatiza Ferrato.

INSCRIÇÕES – A partir de 18/04, os interessados em concorrer às vagas na creche (0 a 3 anos) na E.M. Professor Walter Radamés Accorsi, poderão inscrever-se de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h, na E.M. Professor Roberto Damas da Silva, que fica na rua Ricardo Gobbo, 3, Pompeia. As inscrições ficam abertas até 6 de maio.

As inscrições serão válidas se a criança estiver fora da escola, se estiver inscrita no período oficial (outubro/2015), mas ainda não conseguiu vaga, e para as já matriculadas na rede, desde que residam na área de abrangência da escola. Os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança, cartão do posto de saúde, comprovante de trabalho dos pais (Carteira de Trabalho se houver), CPF e RG, comprovante de residência, comprovante de renda (holerite). Aqueles que não se interessarem pela vaga de período integral, estão isentos de apresentar o comprovante de trabalho e de renda.

O novo prédio tem capacidade para atender 211 crianças, porém, após a finalização das inscrições e, de acordo com a demanda, a SME calculará quantas vagas serão abertas.

INVESTIMENTOS – De 2013 até março de 2016 foram geradas 3.410 novas vagas para educação infantil (implantadas e/ou em processo). Tais investimentos sociais já totalizam R$ 24.378.086,90. São construções, implantações, reformas, reconstruções e ampliações de berçários e escolas.

No Governo Gabriel Ferrato foram implantadas três escolas de educação infantil no Mário Dedini, São Francisco/Taquaral, Jardim Piracicaba; construídas mais três unidades nos bairros Parque são Matheus, Água Branca, Paradiso; reconstruídas duas escolas de educação infantil no Boa Esperança e Santa Teresinha; quatro unidades foram reformadas nos bairros Algodoal, Jupiá, Jardim Itaberá e Novo Horizonte; também foram construídos três berçários no IAA, Morada do Sol e Ártemis e implantados quatro unidades no Jardim Manacás, Cantagalo, Jardim Planalto e Parque dos Sabiás. Além dessas obras de grande porte, foram realizadas pequenas reformas em 45 escolas educação infantil, no valor de mais de R$ 5 milhões.

Já no ensino fundamental, que compreende crianças de 6 a 10 anos de idade, o investimento total foi de R$ 11.600.203,47, entre implantações de escolas, construção de Centros de Educação Digitais, construção de quadras poliesportivas, reformas e ampliações de escolas. Entre os serviços de cobertura, instalação de toldos, serralheria, construção de base de concreto para reservatório, entre outros, o governo investiu R$ 8.379.299,62.

walter2

walter1