“Reciclar é Show” desperta interesse pela música em alunos de escolas municipais

29 de julho de 2013 • André Cruz

Materiais, que geralmente são jogados no lixo, estão sendo muito bem utilizados por alunos de 10 escolas municipais da Piracicaba. Por meio do Projeto Reciclar é Show, realizado em 100 escolas do Brasil, crianças de 6 a 11 anos têm aprendido a criar instrumentos com materiais recicláveis e a executar arranjos musicais.

Segundo a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, os alunos recebem um livro didático para apoiar as ações realizadas pelos músicos educadores e aprendem noções básicas de regência, leitura e arranjo musical, jogos de improvisação e composição e seleção de materiais de acordo com o objetivo sonoro desejado. “Além disso, o livro ensina várias maneiras de usar o corpo para fazer sons, através das mãos, pés, peito e coxa, assim apoia e sensibiliza para a importância e aplicação da reciclagem”, explica.

Foto: Marquinhos Ferreira

DSC_0550

A E.M. Professora Edilene Marli Borghese, Parque dos Eucaliptos, é uma das escolas que recebe o Projeto todas as quintas, de manhã e à tarde, com a participação de 70 alunos nas oficinas. Garrafas de vidro, embalagens de iogurte, madeira, garrafas plásticas e outros materiais transformam-se em xilofones, chocalhos, baquetas, tamboris, etc.

“É uma estratégia de aprendizagem que envolve a conscientização, a transformação do meio ambiente através da música”, conta Elaine Galani, coordenadora do programa Emec (Escola Municipal de Educação Complementar), que envolve o Reciclar é Show.

O aluno Robert Willian Lourenço da Silva, 9, conta que não imaginava que era possível fazer música com materiais que vão, muitas vezes, para o lixo. “Com esse projeto, minha vontade de seguir carreira na música só aumentou”, conta.

De acordo com o educador musical do projeto, Carlos Andre Donzelli, as atividades proporcionam momento de união entre os participantes. “Por meio do projeto, se estabelece uma relação entre as crianças, porque para se fazer música tem que ouvir o outro, tem que sentir quem está do nosso lado. Além disso, essas crianças são propagadas dessas lições”, diz.

Fotos: Marquinhos Ferreira

DSC_0547