.: Recicla Pira: Prefeitura lança projeto de educação ambiental para as escolas municipais

8 de março de 2024 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, lançou na tarde de ontem, 07/03, no anfiteatro da SME, o projeto Recicla Pira, que prevê ações voltadas para a conscientização e engajamento da comunidade para construção de um município mais sustentável.

O prefeito Luciano Almeida, junto com os secretários de Educação, Bruno Roza, de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, e o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, estiveram presentes para a abertura do evento. Na oportunidade, as equipes das secretarias envolvidas apresentaram o projeto aos gestores da Rede Municipal de Educação.

O projeto-piloto contempla a participação de 10 escolas municipais, e concentrará suas ações nas turmas da educação infantil, abrangendo os alunos dos Jardins I e II, e os anos finais do Ensino Fundamental I, envolvendo os alunos do 5º ano. Em breve, o projeto será expandido para as demais escolas da rede.

As práticas desenvolvidas para o projeto serão registradas pelas escolas municipais por meio de portfólios, os quais serão analisados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. A escola que atender aos critérios de avaliação e tiver maior pontuação será selecionada (uma de cada segmento) e premiada com uma visita pedagógica (local a ser definido).

O prefeito Luciano Almeida afirmou que o lançamento do projeto é um compromisso com o futuro e um chamado à ação

“O Recicla Pira não é apenas um projeto; é um compromisso com o futuro, um chamado à ação para todos nós. Queremos ir além do ensino formal e promover a conscientização desde cedo. Quero incentivar cada cidadão de Piracicaba a abraçar o Recicla Pira e a fazer a diferença”, destacou o prefeito Luciano Almeida, durante o evento.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que o projeto é uma maneira de moldar a consciência ambiental desde cedo, cultivando valores que se estenderão por toda a vida escolar e além. “A educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Temos mais de 37 mil alunos na rede e a ideia é que eles sejam multiplicadores dessas ações. O Recicla Pira é um passo concreto nessa direção.”

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia, destacou o papel das crianças como agentes de mudança. “Ao educarmos as crianças sobre a importância da separação adequada de resíduos, não apenas estamos construindo uma consciência ambiental desde cedo, mas também as capacitando a serem catalisadoras de mudança em seus próprios lares.”