Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb,serão aplicadas para mais de 3.400 alunos da Rede Municipal

6 de novembro de 2023 • Ygor Oliveira

Os 3.444 alunos estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba começam a fazer as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 a partir de quinta-feira, 09/11. Planejado e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, o Saeb é um conjunto de avaliações para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem no país, com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais.

Além disso, os resultados norteiam a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): no último Ideb, realizado em 2021, sete escolas municipais tiveram nota igual ou superior a 7, sendo destaque estadual, mesmo com um cenário desfavorável causado pela pandemia. Os exames seguem até 17/11.

Aplicação do Saeb aos alunos da Rede Municipal começa na quinta-feira, 09

Os testes do Saeb abrangem o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa, servindo como ferramenta de monitoramento da aprendizagem. Além dos testes, o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de escolas, professores e estudantes.

Os resultados preliminares do Saeb 2023 serão disponibilizados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

IDEB – O Saeb também será fundamental para a próxima nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Piracicaba, que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb.

No último índice referente ao ano de 2021, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba contou com 33 unidades acima da média do Ideb nacional (5,8) e com 18 pontuando igual ou superior à média estadual (6,3). Desse total, sete delas tiveram médias acima de 7 e as Escolas Municipais Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu, e Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Glebas Califórnia, figuraram entre as 20 melhores escolas do Estado, com média 7,9. Esse bom resultado foi conquistado mesmo com um cenário desfavorável causado pela pandemia.

“Os resultados do Saeb desempenham um papel significativo no auxílio às escolas e professores na formulação de estratégias de ensino. Essas avaliações oferecem valiosas percepções acerca das áreas que demandam maior dedicação, servindo como orientação na concepção de planos de aprimoramento educacional”, afirma o secretário de Educação, Bruno Roza.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Os estudantes com deficiência também participam da avaliação. Poderão receber atendimento especializado aqueles que já tenham sido informados no Censo Escolar. Caberá às instituições de ensino solicitar o atendimento.

As seguintes formas de atendimento especializado serão viabilizadas para aplicação da prova: recursos de acessibilidade e profissionais oferecidos pela escola participante; tempo adicional para a realização dos testes; sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais do estudante; e recursos de acessibilidade para baixa visão (exclusivo para aqueles que tenham declarado baixa visão no período de coleta do Censo Escolar).