Projeto Ver e Viver contempla crianças da rede municipal com óculos de grau

23 de agosto de 2016 • André Cruz
O projeto é uma parceria da ArcelorMittal com as secretarias municipais de Educação e Saúde e já beneficiou 65 mil crianças desde que foi iniciado em Piracicaba

Fotos: Fernanda Schmidt
_SME1561_Custom

A ArcelorMittal Piracicaba, por meio do Projeto Ver e Viver, beneficiou este ano, 53 crianças de 6 a 11 anos de escolas municipais com óculos de grau. Primeiramente, os agentes de saúde fizeram uma triagem nas dez escolas contempladas, selecionando as crianças que necessitavam passar por consulta. Nos dias 17, 18 e 19, 208 alunos realizaram testes e exames com oftalmologistas nas dependências da empresa. As supervisoras da Secretaria Municipal de Educação Mara Martins e Maria Aparecida Vila Nova acompanharam os procedimentos.

Keila Francine de Almeida Mendes, 6 anos, fez os testes e terá de usar óculos. “Fui mal nos testes, não enxergava os números direito e trocava alguns. Escolhi um óculos rosa das princesas e gostei bastante”, conta ela.

Yuri Natera, 7 anos, da E.M. Francisco Correa, passou pelos testes e descobriu que está tudo bem com sua visão. “Acertei tudo”, disse.

Teve também quem já usa óculos e descobriu que o grau aumentou, como foi o caso de Tamires Xavier, 6 anos. “Faz tempo que uso, mas vou ter que trocar porque o exame de vista foi um pouco difícil”, contou ela.

Em 2015, 16 escolas foram contempladas, com a triagem de 1.485 crianças, das quais 328 passaram por consulta médica com oftalmologista e 111 receberem óculos. De acordo com Ana Lúcia Scagnolato, coordenadora de programas sociais da Arcelor, o projeto já beneficiou 65 mil crianças desde que foi iniciado em Piracicaba.

_SME1545_Custom
_SME1575_Custom