Projeto prevê 150 empregos de professor de educação infantil

2 de fevereiro de 2018 • André Cruz

Empregos terão carga horária de 33 horas e serão preenchidos por meio de concurso público

O prefeito Barjas Negri encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê a criação de 150 empregos de professor de educação infantil no Quadro de Pessoal da Prefeitura.

De acordo com o texto do projeto, que será analisado pelos vereadores, os empregos terão carga horária de 33 horas e serão preenchidos por meio de concurso público. Na justificativa, o prefeito esclareceu que os empregos são necessários para atender a demanda existente na SME (Secretaria Municipal de Educação).

“Em decorrência da implantação de novas escolas, da criação de novas classes necessárias para atender a demanda, da implantação do atendimento em horários diferenciados para atender as mães trabalhadoras, ampliação do berçário, reposição de vagas daqueles professores que ocupavam cargos hoje extintos, há a necessidade de criação de 150 novos empregos de Professor de Educação Infantil, conforme estamos propondo através do presente projeto”, justifica o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, o projeto visa atender o que preveem as Constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica do Município que traçam como objetivos “criar condições para o desenvolvimento das potencialidades do educando; integrar a criança no seu meio; desenvolver as capacidades e preparar o educando para o exercício da cidadania”.

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, os 150 empregos que serão criados, vão ser fundamentais para manter e aumentar ainda mais a qualidade do ensino público oferecido pela Prefeitura. “A qualidade do ensino que oferecemos pode ser comprovada pelo estudo da (consultoria) Macroplan que mostrou Piracicaba na liderança do ranking nacional em gestão de Educação. O que nós pretendemos não é apenas atender cada vez mais crianças, mas sim oferecer ensino e atendimento de qualidade para todos os matriculados”, disse.

Neste ano, duas novas escolas de ensino infantil entraram em funcionamento. A Prof. Almir de Souza Maia, no Parque dos Ipês, e a Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende. Juntas, elas oferecem mais de 240 novas vagas. Além disso, a prefeitura está concluindo a reforma da EMEI São Vicente de Paulo, no Centro, que mais do que dobra a sua capacidade de atendimento. Neste ano, essa escola atenderá 449 crianças, 229 a mais do que no ano passado.

A rede municipal de ensino de Piracicaba conta neste ano com 89 escolas de ensino infantil, onde estão matriculadas 18.682 crianças, 50,6% delas em período integral. No ensino fundamental, são 16.870 crianças matriculadas em 46 escolas.