.: Projeto leva aulas de basquete a escola municipal de Santa Terezinha

12 de março de 2024 • Ygor Oliveira

Descontração durante a apresentação do projeto aos secretários de Piracicaba – Crédito fotos: Fábio Lisboa, fotógrafo da SME

A secretária da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, e o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, estiveram na tarde desta terça-feira, 12/3, na Escola Municipal Professor João Batista Nogueira, localizada a rua Nossa Senhora do Carmo, 298, em Santa Terezinha, para acompanhar as atividades do projeto Basquete Estrelas Piracicaba, desenvolvido na escola. O projeto é realizado via Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, por meio do Instituto CGTI Campinas (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação) pelo programa Magia do Esporte, em parceria com a Selam.

O Basquete Estrelas Piracicaba teve início em fevereiro deste ano e desenvolve a modalidade de basquete feminino gratuitamente às crianças e adolescentes com idades de 6 a 15 anos e com aulas ministradas duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h30 às 17h.

De acordo com a secretária da Selam, Branca, quando a reforma da escola foi entregue pela Prefeitura, em fevereiro, a diretora Elizandra Moreno manifestou o interesse de ter um projeto para ocupar os horários de contraturnos dos alunos. “Graças ao projeto Magia do Esporte esse pedido pode ser atendido para compartilhar o esporte e a educação, promovendo o desenvolvimento físico, mental e social dos indivíduos.”

Secretária da Selam, Branca, e a gerente de projetos esportivos da CGTI, Caroline Monacci, com as crianças do projeto desenvolvido na Escola Municipal, em Santa Terezinha – Crédito fotos: Fábio Lisboa, fotógrafo da SME

Para o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, a iniciativa enaltece o trabalho desenvolvido na Selam. Ele destacou a trajetória de Branca, que fez história nas quadras de basquete como jogadora, e agora continua dando a sua contribuição ao esporte às crianças e adolescentes de Piracicaba. “Agradeço o olhar atento da secretária, por ter selecionado esta escola em Santa Terezinha e por ser essa ponte entre a educação e a modalidade basquete”, completou Bruno.

Os secretários Branca e Bruno Roza, a gerente de projetos esportivos da CGTI, Caroline Monacci, e Welberti Silva, coordenador técnico do projeto – Crédito fotos: Fábio Lisboa, fotógrafo da SME

A gerente de projetos esportivos da CGTI Campinas e responsável pelo projeto Basquete Estrelas Piracicaba, Caroline Monacci, explica que o objetivo do trabalho desenvolvido em Santa Terezinha é estritamente educacional, realizado no contraturno da rotina escolar, permitindo o acesso às crianças e adolescentes de uma modalidade esportiva que seja transformadora e que faça a diferença na vida delas.

“A ideia não é detectar talentos e, sim, oportunizar o acesso ao esporte com a qualidade de um trabalho que já existe há 19 anos por meio dos esforços da CGTI Campinas. Acreditamos que a prática esportiva, aliada à educação, é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças e dos adolescentes.”

Aprendizado lúdico com o projeto Basquete Estrelas Piracicaba – Crédito fotos: Fábio Lisboa, fotógrafo da SME