SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Projeto GCEP realizou formatura com alunos da rede municipal

30 de novembro de 2015 • André Cruz

Texto: Flávia Bianchini Mtb 30.891

O Projeto GCEP – Guarda Civil Educação é Prevenção formou na manhã do dia 26 de novembro, pelo quarto ano consecutivo, mais uma turma de 400 alunos do 5º ano de escolas municipais. Este ano foram contempladas as crianças que estudam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Vilma Dal Pogetto; Judith Moretti Accorsi, Antonia Jenuína Camilo Pipa e Elisabeth Consomagno Cruz. O evento foi realizado no salão do Clube Saudosista de Piracicaba e contou com a presença do Comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, Teresinha Figueirut representando a Secretária Municipal de Educação, Angela Corrêa, vereador Pedro Kawai, comandante do Pelotão Escolar, Narzi Alves Novaes e demais autoridades.

O projeto GCEP tem por objetivo capacitar crianças do 5º ano Fundamental sobre prevenção das drogas, violência, bullying e gravidez na adolescência, além de orientação a todos os pais sobre o assunto abordado em sala de aula para que todos se tornem agentes multiplicadores. Os trabalhos do GCEP são realizados por guardas-civis, todos com formação universitária.

De acordo com Novaes, o curso é oferecido em 12 aulas, apenas para alunos do 5ª ano das escolas municipais. “A ideia surgiu a partir de palestras que eu proferia nas escolas sobre as drogas e seus malefícios e comecei a observar que seria interessante montar uma equipe e passar essas informações por meio de cartilhas. Cada aluno recebe duas cartilhas, uma com orientações e a outra com exercícios”.

Foto: Justino Lucente

programagesep1511jj8ss

Gabrieli de Camargo Picolli, Heloisa de Oliveira Leite, Murilo Monteiro Guedes (E.M. Judith Moretti Accorsi)

Nas cartilhas, explica Novaes “existem informações sobre tipos de droga, álcool, inalantes, como solventes, cocaína, cigarro, maconha, ecstasy e LSD, crack, oxi e a famosa bebida ‘Boa Noite Cinderela’. Aos pais, centralizamos informações focadas no comportamento, mudança de personalidade geralmente expressos por jovens e adultos que estão fazendo uso de droga”.

A aluna Ana Carolina Costa Santos, estudante do 5º ano da Escola Elisabeth Consomagno, disse que ao final do curso quando sua professora, Mara Marafon orientou os alunos para escrever redação sobre o tema estudado, pensou em fazer também um cartaz para ilustrar o assunto. “ Fui para casa e no mesmo dia comecei a recortar revistas e jornais e pedi ajuda a minha professora que achou otima minha ideia. “Nunca esquecerei de tudo que aprendi com o pessoal do GCEP”.

Um outro projeto paralelo do GCPE é o Harmonia Musical. Esse projeto ainda no início oferece aulas de flauta aos alunos da Escola Municipal Taufic Dumit, mas a intenção segundo Novaes, é ampliar o número de escolas participantes. Os alunos fizeram uma apresentação acompanhadas pelo guarda-civil educador A. Silva.

Ao final da cerimônia houve entrega de tablet aos alunos que escreveram a melhor redação. Foram eles: Gabrieli de Camargo Picolli – 5º ano da Escola Judith Acorsi; Cauã Gabriel da Silva – 5º ano da Escola Elisabeth Consomagno Cruz, Carlos Eduardo Guia Lemos – 5º ano B da Escola Antonia Jesuina Camilo Pippa e Eduarda Caroline Romualdo Batista – 5º B da Escola Vilma Dal Pogetto. Os prêmios foram doados pela Hunday Motors Brasil, representada por Thiago Ribeiro durante a premiação.

programagesep1511jj3ss

programagesep1511jj7ss

 

‹ voltar