SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Escola recebeu Moção de Aplausos

23 de agosto de 2013 • André Cruz

“Piracicaba, lugar onde o peixe para” tem sido desenvolvido na E.M. Oracy da Silva

A Escola Municipal Professor Oracy da Silva, Santa Terezinha, foi  homenageada com uma Moção de Aplausos pela idealização do projeto “Piracicaba, lugar onde o peixe para”, que preserva a interação da escola com a família. A cerimônia foi realizada  ontem, 22, na Câmara de Vereadores. A Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, esteve representada pela assessora pedagógica Terezinha Finguerut.

O Projeto vem sendo desenvolvido desde abril e tem levado os alunos a explorar os costumes da cidade, conhecer personalidades marcantes, entender a origem do nome de Piracicaba, os primeiros moradores, a cultura, os pontos turísticos e o Rio Piracicaba, é claro. As atividades estão previstas para terminar em novembro deste ano.

De acordo com a diretora da unidade, Janete Vieira, o projeto foi embasado na ideia de abordar um tema diferente em cada mês. “Em abril, os alunos conheceram a história da fundação de Piracicaba, em maio a agricultura e os meios de comunicação, em junho e julho o projeto abordou as festas tradicionais, a música caipira e a comida típica”, explica. “Nesse mês as crianças visitaram o estádio do XV, tiveram acesso ao hino do time, conheceram a equipe, a bandeira e mascote do clube”, acrescenta.

SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_26
Vereador Paiva, Janete Vieira e Terezinha Finguerut

Estão agendadas ainda para este ano, visitas a alguns pontos turísticos da cidade, como o Engenho Central, a Esalq, Ponte Pênsil, Rua do Porto e a Casa do Povoador. No último mês do desenvolvimento do projeto, novembro, os alunos conhecerão a história do patrono, Oracy da Silva, e sua participação no movimento negro, além de explorar a cultura Afro e suas características.

Para a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, o projeto é um exemplo de organização, estrutura e resgate da cultura piracicabana.  “As tradições e a cultura da cidade precisam ser preservadas e resgatadas pela nova geração. O projeto tem dado bons frutos. As crianças têm sido sensibilizadas e socializadas com a nossa cultura”, afirma.

Fotos: Marquinhos Ferreira

SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_16
SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_17
SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_21
SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_23
SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_5

SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_24
SME_EM_Prof_Oray_da_Silva__22.08_28

‹ voltar