.: Projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, leva teatro às escolas da Rede Municipal

16 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

Os alunos da Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria receberam ontem, 15/06, o espetáculo Quizumba, realizado pela Indômita Cia de Teatro. As apresentações são realizadas por meio do projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Mina Cultural.

Cerca de 500 crianças acompanharam de perto e se divertiram com a apresentação.

A peça direcionada ao público infantil propõe uma reverência àqueles que fizeram parte da construção do circo brasileiro; homens e mulheres desconhecidos do respeitável público que abriram caminhos para que outros artistas negros pudessem, hoje, protagonizar a cena.

A atriz Loi Lima (palhaça Ursa Maior) em cena do espetáculo circense Quizumba.

A narrativa se constrói ao redor da palhaça Ursa Maior, interpretada pela atriz Loi Lima, acompanhada de Solange, sua capivara de estimação. Juntas, apresentam números autorais de magia, mistério e eventos sobrenaturais que geram muita diversão e interação com o público.

“Apresentar Quizumba para as crianças na escola é uma oportunidade única. Toda a peça foi pensada para o público infantil, e trazer para as crianças alegria, diversão e conhecimento da história do circo, dos artistas negros pioneiros em suas áreas, de como foi o início e que é por isso que temos portas abertas hoje, é muito gratificante”, pontuou a atriz Loi Lima.

O espetáculo Quizumba passará por mais 4 escolas até o fim do mês de Junho.

Empolgado, o aluno Pietro Miguel de Oliveira, 7 anos, falou da alegria de assistir à peça. “Eu gostei de a escola trazer o teatro pra gente, eu amo palhaços, eles trazem alegria e deixam as crianças felizes. Eu já fui em dois espetáculos e os palhaços sempre são os melhores, eu gostei muito das mágicas também.”

Outras quatro escolas serão contempladas com as apresentações até o final do mês, sendo: E.M. Aracy de Moraes Terra, E.M. Prof. Taufic Dumit, E.M. Prof. Francisco Benedicto Libardi e E.M. Geraldo Bernardino.