Inscrições abertas: Projeto de Formação de Professores – Tecnologia Educacional

19 de fevereiro de 2014 • André Cruz

Com o intuito de contribuir para a inclusão digital dos professores e profissionais da rede municipal de ensino e multiplicar os conhecimentos adquiridos no curso Educonexão, ministrado ano passado, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Informática, iniciará o “Projeto de Formação de Professores – Tecnologia Educacional”. A ideia é criar duas turmas com 20 vagas cada: uma voltada aos professores em sala de aula e outra para a área administrativa. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Educação até o dia 27 de fevereiro.

O curso, previsto para começar no dia 10 de março, será ministrado por Adriana Mainarde Jorge (formação administrativa) e pela responsável da Divisão de Informática e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação, Sandra Ferreira (formação dos professores).

Nos dias de hoje, segundo a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, muitos educadores  ainda não sabem o que fazer com os recursos que a informática oferece. “A chave do problema é a questão da formação, da preparação dos educadores. É preciso que eles saibam utilizar esta ferramenta como parte das atividades que realizam nas escolas e proporcionar cenários mais atraentes para uma geração que já nasceu na era digital”, justifica.

A professora Sandra garante que não é preciso ser um “expert em informática” para começar a integrar a tecnologia educacional ao cotidiano no trabalho escolar, “mas precisamos dar uma base inicial para que os professores possam saber as tecnologias que estão ao seu alcance em favor do ensino” esclarece.

O curso terá duração de 30 horas e as aulas serão oferecidas às segundas e quartas- feiras, das 18h30 às 20h (formação de professores) e das 17h00 às 18h30 (formação administrativa: escriturários e  diretores no laboratório de informática da Secretaria de Educação. O “Projeto de Formação de Professores – Tecnologia Educacional” está previsto para terminar em 12 de maio deste ano e receberá o certificado o aluno que tiver 75% da frequência e elaborar uma webquest/projeto que vivencie a prática em sala de aula. Já para a área administrativa, recebe o certificado o aluno que tiver 75% da frequência.