Projeto Alimentação faz sucesso com as crianças da Escola infantil o bairro Morumbi

30 de outubro de 2014 • André Cruz

A Escola Municipal Olindo Rizzato Paschoal, no bairro Morumbi, desenvolveu com os alunos de 0 a 5 anos, o Projeto Alimentação. As professoras trabalharam de maneiras diferentes com as turmas.

As crianças do Berçário I e II tiveram contato com as frutas: banana, laranja, melão, melancia, maçã. Elas manusearam as frutas inteiras. Em seguida as frutas foram  descascadas e picadas para degustação.

No início do manuseio, de acordo com a diretora Rita de Cassia M. Pachiano, algumas crianças não entenderam que as frutas inteiras e com as cascas eram as que estavam acostumadas a comer, depois de cortadas, reconheceram pela cor, textura e sabor que eram as frutas já conhecidas.

A turma do Maternal I integral e parcial desenvolveu o projeto alimentação envolvendo legumes. O trabalho se desenvolveu em classe nas rodas diárias de conversa mostrando legumes de brinquedo. As professoras falaram sobre os benefícios de cada alimento de forma bem lúdica.

No Maternal II Integral, o projeto foi bem aceito por todos da classe. As professoras introduziram a coleção “Hortolândia” para contar as histórias e passar informações sobre as verduras. As crianças receberam com enorme satisfação todas as informações, sobre as vitaminas e o bem que é introduzir as verduras na alimentação.

As turmas do Maternal II, integral e parcial, desenvolveram, no período da manhã, o Projeto Alimentação com verduras. Foram trabalhados histórias e atividades em sala, explicando sempre a importância das verduras (folhas) na alimentação diária e todas as suas vitaminas.

O Jardim I integral focou nas frutas e suas vitaminas. Os alunos desenvolveram com sucesso no aprendizado e também no prazer em descobrir e degustar o sabor das frutas. Foi trabalhado com base nas histórias “Frutolândia”.

O Jardim I parcial trabalhou com as frutas, suas vitaminas, a importância na saúde da criança. Foi lido a cada dia um livro da coleção “Frutolândia”. Esse projeto foi finalizado com uma degustação de salada de frutas feitas pelas professoras (o trabalho foi feito em conjunto com o Jardim I integral), e com ajuda das crianças.

O Jardim II parcial ficou com a parte dos carboidratos: macarrão, pão, batata, biscoito, arroz.

Fotos enviadas pela escola

ali

ali2

ali3

ali4

Sobre o projeto – O projeto sobre alimentação iniciou-se, a princípio, com o objetivo de mostrar para as crianças a importância em variar os alimentos aproveitando as vitaminas de cada um.

“Durante as rodas de conversa sobre alimentação, percebemos que as crianças têm conhecimento sobre alguns alimentos que não devem ser consumidos diariamente, mas quando questionados sobre o porquê, se limitavam a responder que é porque “deixa gordo” ou “faz mal”, então aproveitamos para explicar sobre as vitaminas contidas nos alimentos importantes para o crescimento, ossos, cabelos, etc”, explicou a diretora Rita de Cassia Pachiano.

As crianças demonstraram um enorme interesse e juntos com os pais trouxeram os ingredientes para a escola e as próprias crianças fizeram os sucos. “Alcançamos o objetivo de variar os alimentos e outras formas de oferecer a criança determinado alimento que julgam não gostar”, disse a diretora.

ali5

ali6