Projeto ABC do Dó Ré Mi leva música erudita para mais seis escolas municipais

18 de abril de 2016 • André Cruz

Atividade que explica como funciona uma orquestra é desenvolvida pela OSP e realizada pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural

Fotos: Fernanda Shmidt
ABC1

Na sexta-feira, 15/04, mais seis escolas municipais puderam assistir à apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. O projeto ABC do Dó Ré Mi, realizado pela Prefeitura de Piracicaba com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, tem como objetivo desvendar o mundo da música erudita para as crianças.
A estreia das atividades aconteceu mês passado, e este mês mais seis escolas foram contempladas com a apresentação: Wilson Guidotti, Maria Benedicta Pereira Penezzi, Professor Mário Boscolo, Professora Aracy de Moraes Terra, Professor Edilene Marli Borghese e Rachel de Queiroz.
A secretária de Educação, Angela Corrêa, vê esse projeto como um investimento na formação dos alunos. “Espero que continue por anos e anos, pois é uma oportunidade de as crianças conhecerem o teatro e a música erudita. É uma experiência que vão levar para a vida toda”, enfatiza ela.
“Os alunos estão entusiasmadíssimos, maravilhados com a orquestra. É muito importante essa apresentação junto com a explicação que eles estão tendo, dos instrumentos, dos materiais. É um momento para eles perceberem também a questão do respeito, pois dentro da orquestra, quando um toca o outro aguarda; essa harmonia que existe, essa disciplina com o outro é muito importante. Além de ser um momento de lazer é, principalmente, um momento disciplinar”, relata Maria Valquiria Salla Schiavolin, professora da E.M. Maria B. Pereira Penezzi.
Para o aluno Jean Henrique, 10 anos, a apresentação foi muito legal. Ele reconheceu várias músicas que a orquestra tocou, como a do seriado Chaves e a do filme Frozen. “O instrumento que mais gostei foi o trombone, porque ele é bem grande e o som dele é mais grave”, diz o aluno da E.M. Maria B. Pereira Penezzi.

INTERLOCUTOR – Um ator vestido de palhaço é responsável por fazer a interlocução entre orquestra, instrumentos e público. Na companhia do maestro Luis Fernando Dutra ele mostra o funcionamento da orquestra, apresentando os instrumentos, do que eles são feitos e qual a função de cada um no conjunto. O ABC do Dó Ré Mi conta ainda com 12 apresentações até novembro, contemplando 5.200 estudantes da rede municipal de ensino. A concepção é do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. “O projeto tem fundamental importância para a inserção da Orquestra na comunidade em que atua. Com esse gesto, a OSP demonstra preocupação com o desenvolvimento cultural dos alunos da rede municipal”, disse Maluf.
ABCFALA

Maria Valquiria Salla Schiavolin, professora da E.M. Maria B. Pereira Penezzi.

ABC2

ABC3