.: Programa Ver e Viver: ArcelorMittal e Prefeitura vão disponibilizar óculos de grau para alunos da Rede Municipal

2 de junho de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Saúde do Escolar, iniciou as ações referentes ao projeto de acuidade visual para os alunos dos primeiros anos das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Piracicaba.

A ação está vinculada ao Programa Ver e Viver – ArcelorMittal, sendo esse realizado desde 1999 em parceria com a Rede Municipal de Educação. Neste período foram impactados mais de 77,6 mil alunos vinculados à SME.

Durante a capacitação, a médica Roberta Santana de Castro César demonstrou a aplicação do teste de SNELLEN.

Em 2022 a ação atendeu cerca de 3.600 alunos do 1° ano do ensino fundamental, com o diagnóstico da necessidade, ou não, do uso de óculos. A previsão é que o serviço chegue a 4.000 alunos em 2023, com atividades previstas até dezembro.

“A ArcelorMittal é uma parceira de anos, já ofertando dignidade para milhares de alunos assistidos pela nossa Rede Municipal de Educação desde 1999. A cessão dos pares de óculos para aqueles que possuem algum tipo de problema na visão reflete positivamente no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes por meio programa Ver e Viver”, frisa o secretário municipal da Educação, Bruno Roza.

CAPACITAÇÃO – Visando a formação das equipes para a execução do programa dentro das unidades da Educação Municipal já foram realizados dois treinamentos sobre a aplicação do teste de SNELLEN e sobre o preenchimento dos documentos durante a realização do Ver e Viver.

As formações foram realizadas em 26/05, de forma online, e na última quinta-feira, dia 01/06, na sede da SME com a enfermeira do trabalho Mag Cleto, da Abertta Saúde/ArcelorMittal, e a médica Roberta Santana de Castro César.

Os treinamentos contaram com a presença de profissionais do Setor de Saúde do Escolar, bem como dos gestores das unidades escolares, orientadores de alunos e auxiliares de ação educativa de 47 unidades de Ensino Fundamental da Rede.

A ArcelorMittal é uma parceira de anos, já ofertando dignidade para milhares de alunos assistidos pela nossa Rede Municipal de Educação desde 1999 – destacou o secretário Bruno Roza.

SOBRE O PROGRAMA – O programa é composto pelas seguintes etapas: autorização dos pais, realização do teste de SNELLEN e confirmação do teste, caso o resultado dos testes esteja abaixo da média obrigatória, o aluno será encaminhado para consulta com oftalmologista na Clínica dos Olhos, Receituário / Comparecimento à ótica e Retirada dos óculos na ótica.

Após o preenchimento do relatório final de acompanhamento e de desenvolvimento do programa de cada escola, os alunos diagnosticados e que demandam o uso de óculos os receberão gratuitamente pela Fundação ArcelorMittal.