Programa Ler e Escrever finaliza semestre com Café Literário

26 de junho de 2014 • André Cruz

Semestralmente, coordenadoras e diretoras que participam da formação do Programa Ler e Escrever, realizam uma avaliação referente ao trabalho desenvolvido, tanto com relação aos conteúdos, quanto ao trabalho das formadoras Alessandra Marine e Angélica Cordeiro.  E para encerrar os trabalhos, as formadoras prepararam uma atividade diferenciada, intitulado “Café Literário”, realizado no dia 25 de junho.

“Com uma proposta despretensiosa, fizemos um amigo secreto literário – livros de literatura infantil – para serem trocados no dia, explicitando o comportamento leitor, motivo da escolha, levantamento do autor, etc”, explicou Alessandra. Além disso, o evento celebrou os cinco anos de formação do
Programa Ler e Escrever.

Foto: Fernanda Schmidt

SME_6245

Segundo Angélica, todo o evento foi pensado carinhosamente pelos envolvidos. O espaço, ao ar livre embaixo de uma goiabeira, na própria Secretaria, foi cuidado nos mínimos detalhes. Garrafas com trechos de poemas foram penduradas na árvore, os bancos de jardim compondo o espaço, poemas de Drummond e Machado sendo declamados. “Em meio a esse ambiente acolhedor, realizamos leituras e o amigo-secreto”, disse.

Segundo elas, em dezembro de 2009 havia na rede 19% de alunos não alfabetizados e em dezembro de 2013 o número baixou para 9%. “Esses números são bastante expressivos no que diz respeito ao trabalho de todos nós. A Secretaria que proporciona momentos de formação semanal: supervisores, diretores e coordenadores que juntos têm o mesmo objetivo: melhorar cada vez mais a qualidade da educação em nosso município”, opina Alessandra.

SME_6232

SME_6210