Programa de educação continuada reúne orientadores das escolas de ensino fundamental.

3 de julho de 2015 • André Cruz

Texto: Romualdo Filho

Momento de vivência visa aprimorar procedimentos do profissional relativos ao dia a dia das escolas

Diretores e orientadores das escolas da rede municipal de ensino se encontraram na tarde de ontem (02), no anfiteatro da SME, para o último encontro do semestre de formação continuada, onde trataram da rotina de trabalho, do regimento das escolas, da legislação e dos procedimentos em caso de atendimento a comunidade escolar.

As reuniões de formação continuada acontecem ao longo do ano e em cada ocasião profissionais de diferentes setores são convidados para tratar do seu cotidiano de trabalho e melhorar procedimentos diante de problemas comuns.

“Este é um momento de ajustar procedimentos, definir atribuições da equipe, para que nossa atividade ganhe em coesão e eficiência”, disse Erica Eugênio, supervisora do ensino fundamental.

Ao recepcionar os profissionais, a professora Salvia Medina, coordenadora geral do ensino fundamental, enfatizou a importância dos encontros como oportunidade para troca de experiência entre os que ingressaram recentemente na atividade e os mais tarimbados. “Temos de trabalhar em rede”, enfatizou. “Para que o sistema alcance certo alinhamento em relação à conduta, nada melhor do que esse momento de troca”.

A secretária da SME, Angela Corrêa, aproveitou a oportunidade para esclarecer que, em última instância, cada profissional da rede é responsável pela preservação da imagem do poder público. “Para a sociedade, a imagem que a escola da rede pública transmite é a imagem do poder público. Vocês são, portanto, representantes do poder público. Precisamos estar conscientes dessa nossa responsabilidade para zelarmos por tudo o que fazemos”, observou.

Na pauta esteve a legislação e recomendações profissional do orientador de alunos na rede municipal; atribuições do orientador de alunos; dia a dia do orientador de alunos; perfil do orientador de alunos, e saúde escolar: primeiros socorros e atendimento. As apresentações eram acompanhadas de material impresso para facilitar a assimilação de orientações fundamentais à profissão e os participantes apresentavam suas dúvidas e questionamentos.

Fotos: Marquinhos Ferreira

02.07.15_Formao_de_Orientadores_3