Profissionais da rede municipal passam por treinamento para atuar em situações de emergência

17 de agosto de 2016 • André Cruz

Sesmt dá treinamento prático em situações de engasgo e parada cardíaca

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME1523_Custom

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Faculdade Anhanguera de Piracicaba, dá continuidade ao treinamento prático dos professores de educação infantil da rede municipal de ensino em situações de engasgos e parada cardíaca.

O objetivo do treinamento é capacitar os professores para atuarem de forma segura diante de uma situação de emergência. “Saber acionar o socorro, avaliar e prestar atendimento à vítima de forma rápida, principalmente se a escola está localizada longe dos serviços de emergência (SAMU, Corpo de Bombeiros) é de extrema importância”, afirma o técnico de enfermagem do Sesmt/SME e coordenador do projeto Éderson Silva. Segundo ele, a falta de conhecimento pode acarretar problemas como insegurança, pânico e manipulação incorreta da vítima.

Para a capacitação dos profissionais e para garantir a segurança das crianças nas escolas são utilizados quatro manequins bebês para treinamento de RCP (Baby Anne) e quatro torsos adultos para reanimação cardiopulmonar, adquiridos pela SME com um investimento de R$ 5.369.
Os treinamentos ocorrem na própria Secretaria até novembro, quando se espera capacitar todas as escolas da rede. “Queremos garantir que pelo menos um profissional de cada escola passe pelo treinamento. Até agora, 874 já foram contemplados”, completa Silva.

_SME1525_Custom
_SME1530_Custom