Profissionais da Educação de Piracicaba enviarão trabalhos para concorrerem a Prêmios do Governo Federal

20 de agosto de 2015 • André Cruz

O Governo Federal e o Ministério da Educação realizam mais uma edição de dois importantes prêmios para a Educação brasileira: Prêmio Professores do Brasil e Prêmio Gestão Escolar. O Prêmio Professores do Brasil, instituído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está em sua 9ª edição.

Para participar é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos – como por exemplo: registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatísticas que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e Internet. Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.

São seis categorias de premiação: Creche – Educação Infantil; Pré-escola – Educação Infantil; Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental; 4º e 5º anos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 6º a 9º anos – Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio.

Serão premiados cinco professores em cada uma das seis categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00. Em cada categoria deverá ser premiado um professor por região geográfica do país. Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria. Dentre os trinta professores premiados, dois terão o direito de carregar a tocha no evento de Revezamento da Tocha Olímpica em 2016, tendo como critério de seleção a identificação de valores ligados ao espírito olímpico e/ou estímulo à prática de atividade física nas experiências pedagógicas, se houver. As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa.

Fotos: Marquinhos Ferreira

23.07.15_Reunio_SME-Diretoria_Regional_de_Ensino_3_Custom

Diretoria de Ensino apresentou os prémios à Secretaria de Educação durante reunião

Já o Prêmio Gestão Escolar 2015 – 2016, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de auto avaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de auto avaliação.

Para as escolas “Destaque Local” e “Destaque Estadual” são concedidos certificados pelo site. As cinco escolas finalistas e a vencedora, recebem o diploma de “Destaque Regional” e “Referência Brasil” respectivamente. É concedida também premiação em dinheiro, de forma não cumulava: R$ 6.000,00 para as escolas indicadas como “Destaque Estadual/Distrital”, R$ 10.000,00 para as escolas selecionadas como “Destaque Regional; R$ 30.000,00 para a Escola classificada como “Referência Brasil”. O diretor da escola “Referência Brasil” receberá R$ 6.000.00.

23.07.15_Reunio_SME-Diretoria_Regional_de_Ensino_4_Custom

23.07.15_Reunio_SME-Diretoria_Regional_de_Ensino_7_Custom