Professores visitam Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André

24 de março de 2016 • André Cruz

A visita faz parte do curso interdisciplinar de formação continuada para educadores de 4º e 5º anos do ensino fundamental I

Um grupo de 130 professores da rede municipal visitou a Sabina Escola Parque do Conhecimento, na cidade de Santo André (SP). A visita faz parte do curso interdisciplinar de formação continuada para professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental I, que acontece desde março de 2015, por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba (SME) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Segundo o coordenador do curso, professor Alexandre Cavagis, o objetivo das aulas é complementar a formação dos educadores, especialmente em astronomia, física, química, biologia e matemática, além de história e geografia, áreas normalmente pouco exploradas em pedagogia, o curso no qual a maior parte dos professores do ensino fundamental I se forma. “Na Sabina, os professores tiveram a oportunidade de conhecer mais de 150 experimentos nas áreas de química, física e biologia, incluindo o famoso gerador de Van der Graaf, que deixa os cabelos em pé, dos simuladores meteorológicos, playground científico, instrumentos musicais gigantes e a única réplica da América Latina de um esqueleto de Tyrannossaurus rex, com quase 13 metros de comprimento e um Ceratosaurus animatrônico (robô), que se movimenta e emite sons”, relata.

Fotos: Fernanda Schimidt

DSC_3794

O espaço conta ainda com um pinguinário, com 23 pinguins de Magalhães, serpentário e aquário marinho (com tubarão, moréias e raias). A observação solar, realizada com filtros especiais no NOC (Núcleo de Observação do Céu), complementa as atividades de astronomia realizadas em 2015 no Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP).

DSC_3627

DSC_3642

DSC_3778

Para Cavagis, essa foi mais uma etapa do projeto cumprida com sucesso. “Nossa meta é que os professores recebam uma formação complementar adequada, que lhes permita preparar aulas mais bem elaboradas, abordando os diferentes campos do conhecimento científico, a fim de estimular nas crianças, o mais cedo possível, o interesse pelas áreas científicas e tecnológicas.

Ainda de acordo com o coordenador, o que tem garantido o sucesso dessa parceria entre universidade e prefeitura é o trabalho coletivo que vem sendo realizado desde o início. “Todos têm se esforçado bastante para que esse importante investimento que a Prefeitura de Piracicaba está realizando na educação municipal seja o mais bem-sucedido possível. Nessa perspectiva, os objetivos do curso só têm se cumprido plenamente porque todos os envolvidos têm trabalhado como uma grande e verdadeira equipe, com apoio constante da assessoria pedagógica, supervisionados diretamente pela secretária de educação, Angela Jorge Corrêa, que sempre tem acompanhado os trabalhos de perto”, destaca. As atividades do curso foram retomadas em março e tem previsão de término para dezembro deste ano.

DSC_3705

DSC_3743