.: Professores recebem formações sobre práticas cooperativas

3 de novembro de 2022 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi, realizou nesta semana dois novos encontros de formação com os professores e diretores da rede municipal de ensino. O programa promove a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvem o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a Justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

Cerca de 350 profissionais receberão as formações em 2022

As formações tiveram início em 2018 na rede de Piracicaba e, após uma pausa devido à pandemia da Covid-19, foram retomadas este ano com a participação de 16 unidades escolares, onde cerca de 350 profissionais receberão as formações e mais de 3.500 alunos serão impactados pelo projeto.

Os encontros são realizados nos dias e horários do Horário de trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) até o final deste mês de novembro, dando continuidade em 2023.

Os assessores pedagógicos do programa, Henrique Bortolotti e Silvio Munari, iniciaram a formação por meio de ações estratégicas, com oficinas formativas com educadores, a fim de favorecer a promoção de práticas cooperativas da criação de projetos que viabilizem aprendizagens de atitudes e valores de cooperação e cidadania no ambiente educacional.

Os materiais de apoio do programa estão sendo distribuídos aos profissionais

Em apoio a esse processo foram distribuídos, aos professores e diretores participantes, os materiais pedagógicos Fundamentos Teóricos e Metodológicos e Estruturas e Práticas Formativas.

As escolas municipais contempladas com o Programa A União Faz a Vida para o ano de 2022 são Escola Municipal Prof.ª Anna Maria Fontabelli Avansi, Prof.º Antonio Domingos de Camargo, Antonio Rodrigues Domingues, Aparecido Carlos Guzzi, Deolinda Elias Cenedese, Prof.ª Eliana Rodella, Prof.º Doutor Elias Boaventura, Prof.º Haldumont Nobre Ferraz, Prof.º Hélio Casale Padovani, Prof.ª Irene Peron de Oliveira Dorta, Prof.ª Janaina Elaine de Castro, José Francisco Alves, Prof.ª Maria Conceição Polizel Mendes, Prof. Doutor Nélio Ferraz de Arruda, Osvladir Julio e Roberto Damas da Silva.