Professores participam de oficina sobre habilidades socioemocionais

10 de abril de 2019 • André Cruz

Professores de educação infantil da rede municipal de educação começaram a participar no dia 3 de abril da oficina “habilidades socioemocionais – competências para a vida”, em continuidade ao Programa de Formação Continuada em Ensino de Ciências, oferecido pelo setor de formação da SME (Secretaria Municipal de Educação).

Os encontros são divididos em três temas: afetividade, criatividade e felicidade. São três encontros semanais durante o mês, com 25 professores de educação infantil da rede municipal.

De acordo com a formadora Gelsa Mara Presutto, o objetivo é discutir a visão da educação integral para a formação do cidadão para o século XXI e a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para lidar consigo mesmo, com os outros e com os desafios da vida contemporânea.

Na oficina as atividades são divididas em teóricas e práticas, apresentando ferramentas e estratégias didáticas para aprender e ensinar sobre autoconhecimento, autoestima, comunicação, relações interpessoais, gestão emocional, gestão do estresse e escolhas responsáveis.